João Pessoa
Feed de Notícias

Comitê Movimento Vida no Trânsito terá ação conjunta na Semana Santa

domingo, 26 de fevereiro de 2012 - 09:30 - Fotos: 

O Comitê Movimento pela Vida no Trânsito está elaborando uma ação conjunta com todos os órgãos envolvidos parao período da Semana Santa. O secretário de Estado da Saúde (SES), Waldson Souza, é o presidente do comitê e destacou que, apesar da significativa redução no número de acidentes de trânsito na região de João Pessoa durante o Carnaval, as cidades do interior do Estado continuaram com os mesmos índices.

O número de vítimas de trânsito atendidas no Hospital de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena diminuiu 25% no período carnavalesco deste ano, em comparação com o mesmo período do ano passado. Em 2011, foram registrados 900 atendimentos a vítimas de acidentes de trânsito; neste ano, foram 650.

Por essa mesma comparação, em Campina Grande, a redução de entrada de acidentados no Trauma foi em torno de 10.  Este ano, a unidade de saúde realizou 100 atendimentos, sendo que 87 deles foram a vítimas de acidentes com motos e 13 a vítimas de acidentes de carro. No ano passado, nesse mesmo período, o número de pessoas vítimas de acidentes de trânsito atendidas foi 113, sendo 99 de moto e 14 de carro.

A redução também foi verificada pela Polícia Rodoviária Federal (PRF), que, durante os seis dias da Operação Carnaval deste ano, registrou 85 acidentes, com 47 feridos e cinco mortos. No ano passado, a PRF registrou 87 acidentes, com 46 pessoas feridas e quatro mortes. A PRF ainda autuou, este ano, 93 pessoas que estavam conduzindo veículos sem habilitação.

Ações – O chefe de Divisão de Policiamento do Departamento Estadual de Trânsito (Detran), Carlos Augusto Barros de Oliveira, explicou que, no Carnaval deste ano, o órgão, em parceria com o Batalhão de Policiamento de Trânsito (BPTran), apreendeu 278 veículos, seis motocicletas de 50 cilindradas e dois quadriciclos. Também foram apreendidas 56 carteiras de habilitação, 33 pessoas foram presas acusadas de dirigir sob o efeito do álcool e foram aplicadas 458 multas.

De acordo com o órgão, durante a Operação Verão deste ano, que começou no dia 14 de dezembro de 2011 e terminou no último dia 21, foram  apreendidos 115 veículos – no ano passado, esse número foi de 47, o que representa um aumento de 145%. Com relação às notificações, foram 1.008 este ano, contra 441 em 2011, o que significa um aumento de 129%.

Os representantes das instituições se reuniram mais uma vez nesta sexta-feira (24) no auditório da Comissão Intergestores Bipartite (CIB), na SES, e traçaram as prioridades para os próximos meses. Uma nova reunião ficou agendada para o dia 2 de março. “Já tivemos alguns avanços, mas ainda há muito trabalho a fazer. Esse é um trabalho conjunto de todos os órgãos, visando a paz e a segurança para os motoristas”, disse Waldson.

Órgãos integrantes – Fazem parte do movimento o Detran, a Superintendência de Transportes e Trânsito (STTrans), o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), o BPTran, as secretarias de Estado da Comunicação Institucional (Secom) e da Educação (SEE), a Secretaria Municipal de Saúde de João Pessoa, o Corpo de Bombeiros, a Polícia Rodoviária Federal (PRF), a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), a Arquidiocese da Paraíba, o Hospital de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena, o Departamento de Estradas de Rodagem (DER) e os Ministérios Públicos Estadual e Federal.

A portaria que institui o Comitê para Vigilância e Monitoramento dos Acidentes de Trânsito e outras Violências foi publicada no Diário Oficial no dia 9 de fevereiro. O objetivo do comitê é prevenir acidentes de trânsito e reduzir o índice de mortes em todo o Estado.