João Pessoa
Feed de Notícias

Comitê gestor do Vale dos Dinossauros se reúne em Sousa nesta terça-feira

segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013 - 17:50 - Fotos:  Alberi Pontes/Secom-PB

Com o objetivo de discutir melhorias e ações de preservação a serem realizadas na unidade de conservação do Monumento Natural Vale dos Dinossauros, haverá a primeira reunião do comitê gestor nesta terça-feira (19), no Auditório da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Campus de Sousa, no horário das 13h às 17h.

Durante a assembleia, diversos temas serão abordados, entre eles, o objetivo dos Conselhos Gestores das unidades de conservação como função de auxiliar o órgão responsável pelo território protegido durante a sua gestão e integrá-la à população e as ações realizadas em seu entorno. Além disso, a formação dos conselhos deve ter representantes de órgãos públicos não somente da área ambiental, mas também de áreas afins, tais como: pesquisa científica, educação, defesa nacional, cultura, turismo, paisagem, arquitetura, arqueologia, povos indígenas e assentamentos agrícolas.

De caráter consultivo, os Conselhos Gestores devem ter a participação ainda da sociedade civil, da população e proprietários de imóveis residentes na área, trabalhadores do setor privado que atuam na região e organizações não-governamentais com atuação comprovada na região.

De acordo com a Coordenação de Estudos Ambientais da Sudema, os Conselhos Gestores possuem ainda a função de acompanhar a elaboração, implementação e revisão do plano de manejo da Unidade de Conservação, a busca pela integração da unidade com as demais áreas protegidas no seu entorno, a compatibilização dos interesses dos diversos segmentos sociais com a unidade e  avaliar o orçamento e o relatório financeiro anual elaborado pelo órgão executor em relação aos objetivos do Vale dos Dinossauros.

Outra importante atividade que deverá ser realizada pelos Conselhos Gestores é manifestar-se sobre qualquer que seja a obra ou atividade que cause impactos na unidade de conservação, bem como, em toda a sua zona de amortecimento, mosaicos ou corredores ecológicos. As relações com a população que reside na região circunvizinha também será um dos fatores de integração e otimização para a preservação do Vale.

Vale dos Dinossauros – Localizado em uma área de 1.730 km² no município de Sousa, Paraíba, o Vale dos Dinossauros é uma unidade de conservação no Estado criada em 27 de dezembro de 2002 pelo Decreto Estadual N.º 23.832. O local é considerado um dos mais importantes sítios paleontológicos existentes, onde se registra a maior incidência de pegadas de dinossauros no mundo. Os registros mais importantes estão no município de Sousa, distando 7 km da sede do município. O acesso é feito pela PB-391, sentido Sousa/Uiraúna.

O entorno do Vale abrange aproximadamente 30 localidades no alto sertão da Paraíba, entre elas, os municípios de Sousa, Aparecida, Marizópolis, Vieirópolis, São Francisco, São José da Lagoa Tapada, Santa Cruz, Santa Helena, Nazarezinho, Triunfo, Uiraúna e Cajazeiras.

Serviço – Os interessados em participar do evento podem confirmar presença através do telefone 3218-5627 ou, ainda, pelo email ceasudemapb@gmail.com.