Fale Conosco

13 de novembro de 2012

Comitê Estadual de Educação do Campo discute ações e políticas públicas e define programação para 2013



O Comitê Estadual de Educação do Campo realizou nesta segunda (12) e terça-feira (13), na sala de leitura da Secretaria de Estado da Educação (SEE), uma reunião ampliada com a participação de várias entidades ligadas ao tema para discutir ações e políticas públicas para as escolas do campo e definir o calendário de realização dos Seminários Regionais de Educação do Campo em 2013. Na Paraíba existem 140 escolas do campo, incluídas as escolas indígenas e quilombolas.

Na reunião, foi definida a programação dos Seminários Regionais do Campo, que acontecerão nas 14 Gerências Regionais de Educação (GRE) com a participação dos secretários municipais de educação, diretores das escolas, representantes das universidades e dos movimentos sociais incluindo todos que têm ligação com a educação do campo em 2013. Nestes seminários serão discutidas as políticas públicas para a educação no campo e serão apresentadas as experiências positivas das escolas para a construção do Plano de Educação do Campo. “Temos a previsão de realizar estes seminários de março a maio de 2013”, anunciou a gerente operacional de integração escola comunidade da SEE, Hygia Margareth.

Durante a reunião também foi discutida a implantação do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego no Campo (Pronatec Campo), programa do Governo Federal que tem como objetivo qualificar jovens e adultos da agricultura familiar por meio de cursos técnicos. A iniciativa é resultado de uma parceria entre os ministérios do Desenvolvimento Agrário (MDA) e da Educação (MEC). Na Paraíba o programa está em fase de implantação. “Estamos dialogando com o MDA e queremos começar com turmas do Pronatec Campo na Paraíba ainda este ano com cursos técnicos para pessoas acima de 16 anos que estejam matriculados em escolas públicas”, completou Hygia Margareth.

Participaram da reunião representantes das gerências pedagógicas da SEE, gerentes regionais de Educação, representantes do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), representantes do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB), além de representantes das universidades e dos movimentos sociais do campo.

Pronatec - É uma das linhas de ação adotadas pelo Programa Nacional de Educação no Campo (Pronacampo), do Ministério da Educação. O objetivo é elevar a educação e qualificar a formação de jovens e adultos por meio da expansão, interiorização e democratização da oferta de cursos de Educação Profissional e Tecnológica para a população brasileira. Para tanto, prevê uma série de subprogramas, projetos e ações de assistência técnica e financeira que, juntos, oferecerão oito milhões de vagas a brasileiros de diferentes perfis nos próximos quatro anos.