Fale Conosco

14 de fevereiro de 2014

Comitê do Litoral Norte discute esgotamento sanitário e abastecimento hídrico de Sapé



O sistema do esgotamento sanitário e o abastecimento hídrico do município de Sapé, localizado a 50 quilômetros de João Pessoa, estarão na pauta de discussões do Comitê das Bacias Hidrográficas do Litoral Norte no próximo dia 26, quando os membros do órgão deliberativo se reunirão na Câmara Municipal da cidade.

Durante o encontro serão realizadas apresentações sobre a Estação de Tratamento de Efluentes de Sapé, a situação do açude São Salvador e a importância do Programa de Consolidação do Pacto Nacional de Gestão das Águas (Progestão) para a gestão dos recursos hídricos.

Para o debate, o setor de Mobilização Social da Aesa convidou os 44 membros que compõem o comitê: 20 usuários de água (pessoas físicas ou jurídicas que consomem mais de dois mil litros por hora); 16 representantes da sociedade civil (associações, ONGs, sindicatos) e outros oito defensores do poder público. Também foram convidados líderes comunitários e políticos das cidades que integram a bacia.

O Comitê das Bacias Hidrográficas do Litoral Norte abrange 51 municípios, totalizando 4.597,1 km². Foram eleitos representantes das cidades de Alagoa Grande, Areial, Bananeiras, Esperança Itapororoca, João Pessoa, Lagoa Seca, Lucena, Mamanguape, Marcação, Montadas, Rio Tinto, São Sebastião de Lagoa de Roça, Santa Rita e Sapé.

Rio Paraíba – Continuam abertas as inscrições para o processo eleitoral do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba (CBH-PB). Quem estiver interessado em participar do comitê, que também é conhecido como “Parlamento das Águas”, pode se inscrever na sede da Aesa até o dia 11 de abril.

Para esclarecer dúvidas relacionadas ao processo eleitoral do CBH-PB, a Aesa disponibilizou dois números de telefone: 3211-6450, na Capital e 3310-6367, em Campina Grande. No dia 7 de maio, será divulgada a lista com os candidatos habilitados a participar do pleito. De 13 a 16 acontecerão as plenárias de eleição e no dia 22 do mesmo mês, a posse dos eleitos.