Fale Conosco

27 de novembro de 2013

Comitê de Monitoramento de Acidentes de Trânsito programa fiscalização



O Comitê Estadual de Monitoramento de Acidentes de Trânsito vai realizar uma fiscalização na grande João Pessoa para verificar o cumprimento da Lei Seca e documentação dos veículos e dos motoristas. O objetivo do Comitê, que integra o projeto “Vida no Trânsito” do Governo Federal, é reduzir o número de acidentes de trânsito, promovendo ações de prevenção como fiscalizações, educação no trânsito e unificação dos dados dos acidentes da região metropolitana.

O Comitê é composto pela Secretaria de Saúde (SES), tendo como presidente o secretário Waldson Dias de Souza e como vice, Talita Tavares, gerente executiva de Vigilância em Saúde, além das secretarias de Estado de Segurança e de Educação, Corpo de Bombeiros, Samu, Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob), Polícia Rodoviária Federal, Detran, BPtran, DER e Fundação Fátima Lopes.

Para desenvolver melhor as ações, o setor de planejamento da SES criou o Sistema de Informações Gerenciais de Trânsito (Sigtrânsito), que é alimentado pela PRF, BPtran, Secretaria de Segurança Pública, Samu e Semob com dados referentes aos acidentes da grande João Pessoa. A partir do cruzamento das informações, é feita uma análise onde está ocorrendo mais acidentes e as ações vão sendo direcionadas pelo Comitê e desenvolvidas conjuntamente. Se necessário, são encaminhadas para o órgão competente.

A Saúde instituiu o Comitê diante da preocupação com a grande demanda de acidentes de trânsito, constatada através do enorme fluxo de atendimentos realizados diariamente nos hospitais de urgência e emergência, ocasionando limitação da vida de vítimas que são na maioria adultos jovens do sexo masculino, onde muitas vezes têm que amputar membros ou carregar sequelas que reduzem sua qualidade de vida, isto quando não chegam a óbito”, disse Gerlane Carvalho, membro titular do Comitê pela Gerência de Vigilância em Saúde.