João Pessoa
Feed de Notícias

Comitê de Enfrentamento ao Tráfico e Desaparecimento de Pessoas discute realização de seminário em julho

quinta-feira, 18 de maio de 2017 - 17:06 - Fotos:  Luciana Bessa

Em reunião realizada nesta quinta-feira (18), presidida pela secretária de Estado do Desenvolvimento Humano, Aparecida Ramos, o Comitê Estadual de Enfrentamento ao Tráfico e Desaparecimento de Pessoas da Paraíba (CETDP/PB), criado por ato do governador Ricardo Coutinho, em 2016, definiu a comissão responsável pela elaboração do seminário, a ser realizado no próximo dia 28 de julho. A reunião contou com as presenças de representantes de órgãos dos Governos Federais e Estaduais, e entidades da sociedade civil organizada.

A Comissão será responsável pela preparação do Seminário, bem como discutirá a pactuação e elaboração do plano de trabalho que implantará as Políticas Públicas e o Plano Estadual de Combate ao Tráfico e Desaparecimento de Pessoas no Estado.

Para a secretária Cida Ramos, “a instalação do Comitê Estadual de Enfrentamento ao Tráfico e Desaparecimento de Pessoas é de extrema importância, lembrando que a Paraíba foi pioneira na implementação dessa política. Vamos discutir o papel de cada órgão representado no Comitê. Trata-se de uma temática recente e desafiadora”, afirmou Cida.

Já a coordenadora do CETDP/PB, Vanessa Araújo de Oliveira Lima, avaliou a reunião como positiva, adiantando que, desde sua implementação, essa foi a reunião com o maior número de participantes. “O Comitê, que é vinculado à Sedh, e está inserido na Gerência de Proteção Especial de Alta Complexidade, tem a responsabilidade na elaboração e implementação das Políticas Públicas de combate a essa grave forma de violação dos Direitos Humanos”, definiu a coordenadora.

A reunião contou ainda com a participação de representantes do Ministério Público do Trabalho (MPT), procurador Eduardo Varandas; do Tribunal de Justiça do Estado; da Justiça Federal; além de representantes das Polícias Federal (PF); Rodoviária Federal (PRF), Civil; do Núcleo de Cidadania e Direitos Humanos da UFPB; e ainda de Organizações Não-Governamentais (ONG).