Fale Conosco

1 de dezembro de 2011

Comitê de Combate à Dengue define ações contra a doença



A Secretaria de Estado da Saúde (SES) reúne pela primeira vez, na manhã desta sexta-feira (2), todos os setores que compõem o Comitê Estadual de Combate à Dengue. O encontro está marcado para as 9h, no auditório da Comissão Intergestores Bipartite (CIB), no prédio da Secretaria da Saúde,em João Pessoa.

A gerente executiva de Vigilância em Saúde da Secretaria de Estado da Saúde (SES), Júlia Vaz, explicou que durante a reunião será discutido e definido o que cada setor pode fazer e contribuir para o combate e prevenção à doença no próximo ano. Também serão discutidas as ações que farão parte do Plano Estadual de Combate e Prevenção à Dengue (2012).

Ainda durante a reunião, a SES vai apresentar uma planilha mostrando a previsão da incidência da dengue nos municípios do Estado a partir do próximo ano, como também disponibilidade de leitos e insumos. Com essas informações, segundo Júlia Vaz, os gestores terão como melhor elaborar as suas ações de combate e prevenção da doença.

Comitê – O serviço foi oficializado pela Portaria 808 de 18 de novembro de 2011, assinada pelo secretário Waldson de Souza e publicada no Diário Oficial do Estado no último dia25. A finalidade é ampliar as ações voltadas ao combate à doença, levando em consideração, entre outras coisas, a articulação intersetorial/interinstitucional que, segundo o secretário da Saúde, é de fundamental importância para o controle da doença.

A Gerência Executiva de Vigilância em Saúde da SES, ou seu substituto, coordena o Comitê Estadual. Os seus membros se reunirão bimensalmente, ou quando convocados extraordinariamente pelo seu coordenador. O órgão poderá convidar participantes não formalmente instituídos como membros da sua composição para prestar assessoria técnica na discussão de temas que por ventura sejam pautados.

Atribuições – De acordo com a Portaria, compete ao Comitê, entre outras coisas, propor ações de educação em saúde e mobilização social para o combate à doença, acompanhar e avaliar a implementação das ações previstas para o combate à patologia no Plano de Contingência estadual, submeter à apreciação e aprovação do secretário de Estado da Saúde as deliberações oriundas das reuniões do Comitê Estadual e encaminhar relatórios, para conhecimento, à CIB

Composição – O Comitê Estadual de Mobilização contra a Dengue será composto por membros (titular e suplente) que representarão segmentos do poder público de acordo com a composição, como a Gerência Executiva de Vigilância em Saúde; Gerência Executiva de Atenção à Saúde; Gerência Executiva de Regulação; Gerência Operacional de Vigilância Epidemiológica; Gerência Operacional de Vigilância Ambiental; Gerência Operacional de Respostas Rápidas, Urgência e Emergência; Núcleo de Entomologia; Conselho de Secretarias Municipais de Saúde (Cosems); Cagepa; Defesa Civil do Estado; Secretaria de Educação do Estado; Corpo de Bombeiros; Funasa; Agevisa; Suplan; Sudema; Secretaria de Comunicação Social e Exército Brasileiro/Grupamento de Engenharia.