Fale Conosco

10 de dezembro de 2013

Comitê das Bacias Hidrográficas do Litoral Sul elege nova diretoria



O Comitê das Bacias Hidrográficas do Litoral Sul elegeu, nesta terça-feira (10), sua nova diretoria. A professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB), Maria Edelcides Gondim de Vasconcelos, é nova presidente do colegiado que vai trabalhar em parceria com a Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado da Paraíba (Aesa) no planejamento e fiscalização dos recursos hídricos.

A eleição aconteceu no auditório do Departamento de Estradas e Rodagens (DER), em João Pessoa. Também foram eleitos o usuário de água Cogézio de Jesus Nascimento para a vice-presidência; Alisson de Araújo Vasconcelos como primeiro secretário; e Júlia Nazário de Abreu Cavalcante, representante do Poder Público Municipal, como segunda secretária.

“Este grupo tem uma missão estratégica para nosso Estado, que é cuidar dos recursos hídricos. Vamos ter que lidar com conflitos pelo uso da água, combater o assoreamento dos rios e cuidar das nascentes. Estou feliz com a eleição e ciente de que temos a função de conduzir as ações do comitê, mas sempre tomando as decisões em conjunto”, afirmou Edelcides Gondim.

Representantes de nove cidades paraibanas que compõem a bacia hidrográfica participaram do processo eleitoral: Alhandra, Caaporã, Conde, Cruz do Espírito Santo, João Pessoa, Pedras de Fogo, Pitimbu, Santa Rita e São Miguel de Taipu.

Além de gerenciar a distribuição dos recursos hídricos, os membros fiscalizam casos de contaminação, denunciam situações de escassez hídrica, erosão generalizada e esgotamento da capacidade produtiva do solo.

“A participação da sociedade é de fundamental importância, por isso estamos trabalhando para o fortalecimento dos comitês, que são instrumentos de participação criados pela Legislação Federal. A cada dia procuramos fortalecer estes colegiados, pois através deles tomamos conhecimento e buscamos soluções para enfrentar situações adversas como a seca, poluição e desmatamento”, explicou o diretor de Gestão e Apoio Estratégico da Aesa, Chico Lopes.

O Comitê das Bacias Hidrográficas do Litoral Sul atua nas bacias dos Rios Gramame e Abiaí. O primeiro tem o maior curso d’água, com uma extensão de 54,3 km, e seus principais afluentes são os rios Mumbaba, Mamuaba e Água Boa. O segundo se estende por 28,2 km e recebe água dos rios Taperubus, Cupissura e do Riacho Pitanga. Outras informações sobre comitês de bacias estão disponíveis na internet, no site da Aesa (www.aesa.pb.gov.br) e através do telefone (83) 8831-4930.

Brejo – Na próxima quinta-feira (12) técnicos da Aesa vão apresentar a situação hídrica do brejo paraibano e a previsão climática para a região. A exposição vai acontecer na Câmara de Vereadores de Guarabira, às 8h30, durante reunião do Comitê da Bacia Hidrográfica do Litoral Sul.