Fale Conosco

15 de dezembro de 2014

Comitê das bacias hidrográficas do Litoral Sul discute qualidade da água  



Líderes comunitários, usuários de água, representantes de prefeituras e de órgãos públicos se reunirão nesta terça-feira (16) para discutir a qualidade da água dos rios e açudes paraibanos. O debate acontecerá a partir das 8h30, no auditório do Departamento de Estradas e Rodagem (DER), em João Pessoa, durante a 4ª reunião do Comitê das Bacias Hidrográficas do Litoral Sul. O evento é promovido pelo Governo do Estado, por meio da Agência Executiva de Gestão das Águas da Paraíba (Aesa).

Durante a reunião, os membros do comitê vão conhecer o processo de classificação de rios, açudes e poços de acordo com a qualidade da água. O tema será detalhado na exposição “Enquadramento dos Corpos Hídricos nas Bacias Hidrográficas do Litoral Sul”, da engenheira da Aesa, Marie Eugenie.

“É importante que os usuários saibam como é feito esse processo de avaliação, por isso mostraremos as leis que regem o uso das águas, conceitos e metodologias para o enquadramento, considerando a competência de comitês. Atualmente a classificação dos rios é feita pela Sudema, mas a Aesa trabalha em parceria acompanhando de perto a qualidade da água dos principais mananciais”, destacou.

A programação também conta com a palestra “Visão geral do 16º ENCOB”, no qual o representante paraibano no Encontro Nacional de Comitês de Bacias, Siese de Meer, vai apresentar os temas discutidos no evento realizado entre os dias 23 e 28 de novembro, em Maceió.

A 4ª reunião do Comitê das Bacias Hidrográficas do Litoral Sul terá a participação de líderes comunitários, usuários de água, representantes de prefeituras e de órgãos públicos de nove municípios: Alhandra, Caaporã, Conde, Cruz do Espírito Santo, João Pessoa, Pedras de Fogo, Pitimbu, Santa Rita e São Miguel de Taipu.

Os membros do comitê auxiliam no gerenciamento e preservação dos recursos hídricos atuando em parceria com a Aesa. Eles identificam e denunciam possíveis situações de degradação das bacias, pontos de assoreamento, presença de olarias nas margens dos rios e de atividades extrativistas irregulares.

O Estado possui quatro comitês de bacia: Litoral Norte, Litoral Sul, Rio Paraíba e Piranhas-Açú. Este último é de âmbito federal, sendo 60% da área na Paraíba e 40% no Estado do Rio Grande do Norte.  Outras informações sobre comitês de bacias estão disponíveis no site da Aesa (www.aesa.pb.gov.br) ou pelos telefones 3211-6453 e 3211-6458.