Fale Conosco

28 de setembro de 2015

Comitê das bacias do Litoral Norte empossa integrantes e elege diretoria nesta terça-feira



Os novos integrantes do Comitê das Bacias Hidrográficas do Litoral Norte vão tomar posse nesta terça-feira (29) em uma cerimônia que vai ser realizada na Escola Técnica Estadual do Vale do Mamanguape, na cidade de Mamanguape, às 8h30. Na sequência acontecerá a eleição da diretoria colegiada para o triênio 2015-2018.

O evento, que será organizado pelo Governo do Estado, por meio da Agência Executiva de Gestão das Águas da Paraíba (Aesa), vai encerrar o processo eleitoral do Comitê do Litoral Norte. Ele foi iniciado em maio com a abertura das inscrições, divulgação dos habilitados a participar do pleito e a divulgação final dos membros eleitos.

De forma democrática foram escolhidos quatro representantes do poder público, dez usuários de água bruta e oito integrantes da sociedade civil. A relação completa com os nomes dos eleitos para os cargos de titular e suplente está disponível no site www.aesa.pb.gov.br.

O comitê também é conhecido por “Parlamento das Águas” e os membros são responsáveis, entre outras coisas, pela fiscalização e gerenciamento das bacias dos rios Mamanguape, Camaratuba e Miriri. A área de atuação de comitê abrange 51 municípios. Nesta região existem conflitos socioambientais como atividades extrativistas e alto índice de assoreamento dos rios.

As bacias hidrográficas do Litoral Norte englobam a área de 4.596,04 km², correspondendo a 8,1% do território estadual, com cerca de 500 mil habitantes. Têm como principais cursos d’água os rios Mamanguape, Miriri, e Camaratuba, que dão nome às bacias.