João Pessoa
Feed de Notícias

Comitê da bacia hidrográfica do Rio Paraíba empossa integrantes e elege nova diretoria

sexta-feira, 23 de maio de 2014 - 10:54 - Fotos: 

A Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado da Paraíba (Aesa) empossou, nessa quinta-feira (22), os 60 novos integrante do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba (CBH-PB). Durante o evento, que aconteceu na Universidade Estadual de Campina Grande, também foi eleita a nova diretoria do órgão deliberativo.

Após a posse, representantes da sociedade civil, dos usuários de água e das três instâncias dos poderes públicos votaram para escolher presidente, vice-presidente e secretária geral do CBH-PB. Foram eleitos, respectivamente, Ulysmar Curvelo Cavalcante, Tânia Cristina Silva e Elma Maria de Araújo.

Durante o discurso de posse, o novo presidente do CBH-PB destacou o empenho do Governo do Estado no auxílio aos comitês e a importância da participação dos membros nos encontros. “A frequência nas reuniões é fundamental. Toda reunião é importante. Com a contribuição de todos e o apoio da Aesa, vamos atuar de maneira mais eficiente”, ressaltou Ulysmar.

Já a vice-presidente, Tânia Cristina, se mostrou preocupada com as questões ambientais. “Nossas ações no comitê vão refletir em melhora nos municípios. Vamos combater casos de poluição química, como o uso indevido de agrotóxicos e a retirada de areia de áreas de preservação”, informou.

A secretária geral, Elma Maria, lembrou a necessidade das prefeituras elaborarem os Planos Municipais de Saneamento. “Precisamos sensibilizar os gestores municipais e a população para a importância destes planos. Sem eles, as cidades vão ter mais dificuldade para ter acesso a recursos federais voltados para investimentos na área de saúde e meio-ambiente”, avisou.

Transposição - Durante o evento de posse dos membros do comitê, o presidente da AESA, João Vicente Machado Sobrinho, apresentou os andamentos das obras do Canal das Vertentes e da Transposição do rio São Francisco. “Estive este mês em Sertânia, no interior de Pernambuco, onde estão sendo feitas as obras para a entrada do Eixo-Leste e os trabalhos estão de vento em popa. Até 2015, teremos a chegada dessas águas e, aí sim, conquistaremos nossa segurança hídrica” relatou. “E o Canal das Vertentes Litorâneas está em pleno andamento e de maneira bem adiantada. Após sua conclusão, a irrigação vai mudar as características econômicas da região, beneficiando diretamente moradores de 38 municípios paraibanos”, concluiu.

Gestão participativa – Conhecido como “Parlamento das Águas”, o CBH-PB vai atuar na gestão participativa dos recursos hídricos estaduais representando os 85 municípios. Com uma área superior a 20 mil quilômetros quadrados, ela é a segunda maior bacia hidrográfica do Estado, abrigando quase dois milhões de habitantes e abrangendo 38% de seu território. Considerada uma das mais importantes do semiárido nordestino, ela é composta pela sub-bacia do rio Taperoá e regiões do curso do Rio Paraíba. Ela também é caracterizada pela alta densidade demográfica, uma vez que abrange a região metropolitana de João Pessoa e Campina Grande.

A lista completa, com os 60 integrantes eleitos no órgão deliberativo está disponível no site da Aesa (www.aesa.pb.gov.br).