João Pessoa
Feed de Notícias

Comitê da Bacia Hidrográfica do Litoral Sul discute preservação do meio ambiente

quarta-feira, 6 de março de 2013 - 18:50 - Fotos: 

Representantes de quatro prefeituras participaram, nesta quarta-feira (6), da primeira reunião extraordinária do Comitê das Bacias Hidrográficas do Litoral Sul. O encontro aconteceu na sede da Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado da Paraíba (Aesa), em João Pessoa, onde foram discutidos problemas relacionados ao meio ambiente.

Aplicação da legislação ambiental vigente, desmatamento, conflitos de uso e contaminação das águas foram alguns dos temas abordados pelos representantes das prefeituras de Alhandra, Caaporã, Pedras de Fogo e Conde. As discussões foram mediadas pelo presidente do comitê, Cogézio de Jesus Nascimento, e pelo diretor administrativo financeiro da Aesa, Joacy Mendes Nóbrega.

“A integração dos novos prefeitos com o Comitê é essencial. É importante esclarecer para eles que a Aesa não trabalha sozinha. Queremos promover parcerias para preservar as nascentes, evitar o assoreamento dos rios e garantir a segurança hídrica da população”, anunciou Joacy Nóbrega.

O Comitê das Bacias Hidrográficas do Litoral Sul atua nas áreas das bacias dos Rios Gramame e Abiaí. O principal curso d’água é o rio Gramame, com extensão de 54,3 km, e seus principais afluentes são os rios Mumbaba, Mamuaba e Água Boa. Os municípios inseridos na região são: Alhandra, Caaporã, Conde, Cruz do Espírito Santo, João Pessoa, Pedras de Fogo, Pitimbu, Santa Rita e São Miguel de Taipu.

Os comitês são espaços de discussões e decisões no âmbito da bacia hidrográfica dos rios. O órgão colegiado emite pareceres e estabelece normas, promovendo o gerenciamento descentralizado, participativo e integrado dos recursos hídricos.

Outras informações sobre comitês de bacias estão disponíveis no site da Aesa (www.aesa.pb.gov.br), através dos telefones 3211-6453 e 3211-6458 e na sede do órgão, localizada na Avenida Epitácio Pessoa, número 1457, 2º andar, no Bairro dos Estados, em João Pessoa.