Fale Conosco

20 de maio de 2014

Comitê da bacia do rio Paraíba discute Transposição do São Francisco e Canal das Vertentes



O Comitê da bacia hidrográfica do rio Paraíba (CBH-PB) empossa nesta quinta-feira (22) os 60 membros escolhidos no processo eleitoral realizado pela Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado da Paraíba (Aesa). Durante o evento, que acontecerá às 9h, na Universidade Estadual de Campina Grande (UEPB), vai ser apresentado o andamento das obras do Canal das Vertentes e da Transposição do rio São Francisco.

A palestra com os dois temas vai ser ministrada pelo presidente da Aesa, João Vicente Machado Sobrinho, que visitou as principais construções da Transposição. “Estamos hoje com todos os lotes em obras. Cerca de dez mil pessoas trabalham durantes os três turnos, de domingo a domingo. Nesse ritmo, eu acredito que a água do São Francisco chegará na Paraíba no segundo semestre de 2015”. Ele também destacou o fato da presidente Dilma Rousseff ter garantido a construção da terceira entrada no Paraíba.

O Canal das Vertentes Litorâneas, que também vai ser matéria de discussão no encontro do Comitê da bacia hidrográfica do rio Paraíba, é a segunda maior obra hídrica da região Nordeste. A construção realizada pelo Governo do Estado está orçada em aproximadamente R$ 1 bilhão.

É importante que os membros do comitê entendam a nova realidade que vai ser gerada a partir da conclusão do canal Acauã-Araçagi. Ele vai garantir o suprimento hídrico para abastecimento e irrigação em 38 municípios, beneficiando diretamente 590 mil famílias paraibanas”, destacou o diretor de Gestão e Apoio Estratégico da Aesa, Chico Lopes.

Presidência – Após a cerimônia de posse, os 60 membros vão eleger a diretoria do comitê. O órgão deliberativo é conhecido como “Parlamento das Águas” e atua na gestão participativa dos recursos hídricos estaduais representando os 85 municípios. A bacia hidrográfica do rio Paraíba tem uma área superior a 20 mil quilômetros quadrados e é a segunda maior do Estado, abrigando quase dois milhões de habitantes e abrangendo 38% de seu território.