João Pessoa
Feed de Notícias

Comitê Antitortura atuará na prevenção e combate à violência no Estado

sexta-feira, 20 de abril de 2012 - 12:22 - Fotos:  Francisco França/Secom-PB

Integrantes do Comitê Estadual de Prevenção e Combate à Tortura – CEPCT/PB destacam o papel importante que o órgão terá na defesa dos direitos humanos no Estado. Dentre as diretrizes do comitê estão o respeito integral aos direitos humanos, em especial das pessoas privadas de liberdade, mediante qualquer forma de detenção, aprisionamento ou colocação em estabelecimento público de vigilância, de onde, por força de ordem judicial ou administrativa, não tenham permissão de se ausentarem por vontade própria. O CEPCT/PB foi instalado na quinta-feira (19), com a solenidade de posse presidida pelo governador Ricardo Coutinho, no Palácio da Redenção.

O procurador da República, Duciran Van Marsen Farena, é um dos quinze membros titulares do comitê. Ele afirmou que o novo instrumento era uma reivindicação do Conselho Estadual de Defesa do Homem e do Cidadão e felicita o governo por sua criação e instalação. “Esse comitê vai ter uma importância fundamental na identificação e no combate aos casos de violência no estado. É uma iniciativa que eu felicito”, destacou.

Duciran Farena, em seu pronunciamento no ato de posse, destacou a iniciativa da Paraíba em ser um dos primeiros estados a criar o órgão de prevenção e combate à tortura. Para o representante do Ministério Público Federal na Paraíba a instalação do comitê coloca o estado no mecanismo nacional de prevenção e combate à tortura. Duciran reforçou que outros mecanismos serão necessários, a exemplo do programa de proteção das vítimas e testemunhas, além do programa de proteção dos defensores dos direitos humanos.

O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil na Paraíba, Odon Bezerra, membro titular do comitê, revela que para ele é dignificante participar do novo instrumento de defesa dos direitos humanos. O Comitê estará atuante para denunciar eventuais transgressões aos direitos humanos e denunciá-las. “Creio que qualquer governante que se preze tem que primar pela transparência e a forma da criação desse comitê é justamente pela transparência”, revelou.


Titulares - Os membros titulares do CEPCT/PB são os seguintes:

Washington França, Secretário da Administração Penitenciária;

Manoel Neto de Magalhães, representante da Secretaria da Segurança e Defesa Social;

Luciana Fernandes Leal, da Secretaria de Desenvolvimento Humano; Hercília Maria  Ramos Regis – Defensoria Pública do Estado;

Guiany Campos Coutinho – Conselho Estadual de Defesa dos Direitos do Homem e do Cidadão;

Odon Bezerra Cavalcanti Sobrinho – OAB-Paraíba;

Elluênia Lucena – Conselho Regional de Psicologia;

Bertran de Araújo Asfora – Ministério Público Estadual;

Duciran Van Marsen Farena – Ministério Público Federal;

Renato Paulino Lanfranchi – Centro de Direitos Humanos Dom Oscar Romero;

Anísio Maia – Assembleia Legislativa;

Ludmila Cerqueira Correia – ONG Dignitatis Assessoria Popular;

João Bosco Francisco do Nascimento – Pastoral Carcerária;

Gustavo Barbosa de Mesquisa – UFPB;

Carlos Henriques Ruiz Ferreira – UEPB;

Edjane E. Dias da Silva – UFCG.