Fale Conosco

15 de outubro de 2013

Comissão Organizadora seleciona escolas para a Conferência Estadual pelo Meio Ambiente



A Comissão Organizadora Estadual (COE) da Conferência Estadual Infantojuvenil pelo Meio Ambiente selecionou 85 escolas da rede pública de ensino, sendo 60 municipais e 25 estaduais, para participar da Conferência Estadual Infantojuvenil pelo Meio Ambiente, que vai acontecer nos dias 31 de outubro e 1º de novembro em João Pessoa. No total, 591 unidades de ensino de todo o Estado cadastraram os projetos na página do Ministério da Educação (MEC), um recorde em relação às edições anteriores do projeto. Em todo o País, inscreveram-se 16.945 escolas.

Para a seleção, a Comissão Organizadora Estadual (COE) utilizou os critérios de viabilidade de execução e consistência, coerência e clareza com o tema do projeto, além de critérios do MEC (projeto com quatro laudas e duas fotos).

Segundo a coordenadora da COE na Paraíba, da Secretaria de Estado de Educação (SEE), Flávia Dias Suassuna, o número de vagas foi dividido de acordo com a quantidade total de escolas cadastradas em cada Gerência Regional de Ensino (GRE). “Também tivemos o cuidado de observar o equilíbrio de gênero e buscar a representatividade entre meio rural e urbano, capital e interior e de delegados, que são os alunos que irão representar suas escolas na conferência, de diferentes etnias e com deficiência, explicou.

Conferência Estadual – Aproximadamente 200 pessoas deverão participar da Conferência Estadual Infantojuvenil pelo Meio Ambiente, sendo 85 delegados das escolas selecionadas, com os respectivos professores que acompanharam os projetos e os integrantes da Comissão Organizadora Estadual. Durante o evento, os jovens vão escolher 25 delegados para representar a Paraíba na Conferência Nacional, sendo três vagas asseguradas exclusivamente para escolas indígenas, quilombolas e de assentamentos, conforme definição do Regulamento Nacional.

Durante o mês de agosto, as escolas das redes públicas e privadas realizaram, em todo o Estado, a Conferência na Escola, que envolveu estudantes de todos os turnos, professores, funcionários e representantes da comunidade.

Etapa Nacional – Após a Conferência Estadual, acontecerão o Encontro Preparatório e a 4ª Conferência Nacional, que terá como tema “Vamos Cuidar do Brasil com Escolas Sustentáveis”. O evento é organizado pela Secretaria de Estado da Educação (SEE), com o apoio da Comissão Organizadora Estadual (COE-PB), do Ministério da Educação (MEC) e do Ministério do Meio Ambiente (MMA).

O encontro preparatório será realizado nos dias 23 e 24 de novembro como forma de organizar os projetos dos delegados e professores selecionados em cada Estado. A Conferência Nacional acontecerá em Brasília, dos dias 25 a 29 do mesmo mês. O objetivo da Conferência é fortalecer a educação ambiental nos sistemas de ensino, públicos e privados, propiciando atitude responsável e comprometida da comunidade escolar com as questões socioambientais locais e globais, com ênfase na participação social e nos processos de melhoria da relação ensino-aprendizagem, em uma visão de educação para a diversidade, inclusiva e integral.

Os coordenadores e toda a comissão esperam que a Paraíba seja bem representada em Brasília e que, além disso, esses jovens levem consigo a consciência de que o primeiro passo para se ter um Brasil e uma escola sustentável foi dado e que agora depende deles, futuros adultos desse País, continuar vivendo a Educação Ambiental no seu dia-a-dia”, declarou Flávia Suassuna.

A COE é formada pelas secretarias da Educação do Estado, do Município de João Pessoa e do Município de Campina Grande, Sudema, Aesa, Coletivo Jovem da Paraíba (Cojema), Rede pelo Meio Ambiente (REA), UEPB e União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Unidime).