Fale Conosco

21 de outubro de 2011

Comissão Organizadora da Consocial realiza capacitação em João Pessoa



A Comissão Organizadora da Conferência de Transparência e Controle Social (Consocial) realizará neste sábado (22) um curso de formação para orientações sobre a metodologia do evento. A capacitação será iniciada às 8h, na Escola Municipal Aruanda, localizada no bairro dos Bancários, em João Pessoa.

O curso será ministrado pelo presidente da Comissão Organizadora Estadual (COE), Emmanuel Arruda, e vai contar com a participação de representantes das Controladorias Gerais do Estado e da União. O curso definirá como serão priorizadas as propostas selecionadas nas conferências e estabelecerá o modelo de votação dos delegados que representarão os municípios nas conferências estadual e nacional, previstas respectivamente para março e maio de 2012.

A Conferência de Transparência e Controle Social tem o objetivo de promover e incentivar o debate e o desenvolvimento de novas idéias e conceitos sobre a participação social no acompanhamento e controle da gestão pública. O evento já foi convocado por mais de 60 municípios paraibanos.

Simulação – De acordo com Liliane Belarmino, presidente da Comissão Municipal do evento, a capacitação deve simular todas as fases de uma conferência. “Vivenciaremos as etapas, desde o credenciamento até a priorização de propostas e a eleição dos delegados que representarão nossa cidade na conferência propriamente dita”, disse.

A formação é preparatória e pretende evitar falhas durante a realização da etapa municipal do evento em João Pessoa, prevista para os dias 25, 26 e 27 de novembro, no Espaço Cultural José Lins do Rego. Cerca de 50 pessoas devem participar da formação, entre membros da Comissão Municipal e funcionários da secretaria de Transparência da Capital.

Em Pirpirituba – Na quarta e quinta-feira (19 e 20), a Conferência de Transparência e Controle Social (Consocial) foi realizada na cidade de Pirpirituba, localizada na microrregião de Guarabira. Cerca de 100 pessoas participaram do encontro, que ocorreu na Escola Estadual Augusto de Almeida.

As etapas municipais da Consocial foram convocadas por mais de 60 cidades paraibanas e devem ser realizadas até o dia 15 de fevereiro do próximo ano, 30 dias antes da Conferência Estadual, prevista para março de 2012, em João Pessoa. O objetivo do evento é promover a transparência pública e estimular a participação da sociedade no acompanhamento e controle da gestão pública.

A subsecretária de Saúde de Pirpirituba, Nancy Pessoa, ressaltou a importância da participação da sociedade no acompanhamento da gestão pública. “Pela primeira vez o cidadão tem a oportunidade de sugerir diretrizes para um plano nacional, que prioriza a transparência e o controle social. Nossa cidade é uma das primeiras nesse processo”, disse.

Propostas como a inserção da disciplina de ética e cidadania como disciplina regular para a formação de crianças e jovens, além da criação de ouvidorias de bairro e capacitação de ouvidores para dialogar com a população e o poder público foram prioritárias na cidade.

O presidente da Comissão Organizadora Estadual (COE), Emmanuel Arruda, avaliou a conferência como umas das mais organizadas. Ao final foram eleitos dois delegados que irão representar a cidade na etapa estadual: Maria Helenize de Freitas foi escolhida como representante da sociedade civil e o vereador Luiz Flávio Castro Simões (DEM) como o representante do poder público.

Para Simões, a Consocial contribui para o esclarecimento da população nas realizações da administração pública. “É gratificante ver a participação da comunidade, sugerindo propostas para o melhoramento de nosso município e apoiando nos rumos de nossa administração”.

A etapa nacional do evento está prevista para os dias 18, 19 e 20 de maio de 2012. Outras informações podem ser acessadas pelo hotsite www.consocial.pb.gov.br, na página da Controladoria Geral da União www.cgu.gov.br ou ainda no twitter @consocialpb.