Fale Conosco

10 de setembro de 2013

Comissão Estadual da Verdade terá acesso aos arquivos da Polícia Militar no período da ditadura



10.09.13 comissao da verdade fotos joao francisco 5 270x192 - Comissão Estadual da Verdade terá acesso aos arquivos da Polícia Militar no período da ditaduraDepois de ter acesso aos arquivos do Departamento de Ordem Política e Social (Dops), a Comissão Estadual da Verdade e da Preservação da Memória agora terá acesso total e irrestrito às informações disponíveis nos arquivos da Polícia Militar da Paraíba referente ao Golpe Militar no período de 1964 a 1988, conforme solicitação.

A comissão solicitou, o comandante geral da PM coronel Euller Chaves, autorizou e nesta terça-feira (10) o secretário executivo chefe da Casa Civil, Walter Aguiar, entregou o ofício ao presidente da comissão, Paulo Giovanni Nunes, autorizando a pesquisa histórica.

10.09.13 comissao da verdade fotos joao francisco 3 270x192 - Comissão Estadual da Verdade terá acesso aos arquivos da Polícia Militar no período da ditaduraNo documento, o comandante Euller de Assis Chaves comunica que as professoras Lúcia de Fátima Guerra e Iranice Gonçalves Muniz, além das equipes dos Grupos de Trabalho indicadas por elas, estão devidamente autorizadas a realizarem a pesquisa.

O coronel Euller Chaves também encaminhou memorando circular aos comandantes regionais das 1ª, 2ª e 3ª Regiões Integradas de Segurança Pública (REISPs), Batalhão de Polícia Ambiental, BOPE, Radiopatrulha Montada, Batalhão de Polícia de Trânsito, Centro de Educação, Diretoria Geral de Pessoal, Ajudante-Geral e coordenador do EM/2 (setor de inteligência – P/2.

10.09.13 comissao da verdade walter aguiar fotos joao francisco 3 270x192 - Comissão Estadual da Verdade terá acesso aos arquivos da Polícia Militar no período da ditaduraPara o secretário Walter Aguiar, o acesso aos arquivos da Polícia Militar é uma importante conquista da Comissão da Verdade. “Um passo extremamente democrático que a PM dá através de seu comandante, auxiliando no resgate da história real pós golpe de 1964”, afirmou, adiantando que Ricardo Coutinho e todo o Governo mantém o apoio necessário aos trabalhos da comissão instituída pelo governador.

10.09.13 comissao da verdade iranice gonsalves fotos joao francisco 2 270x192 - Comissão Estadual da Verdade terá acesso aos arquivos da Polícia Militar no período da ditaduraA professora Lúcia Guerra, uma das responsáveis pelo Grupo de Trabalho Estrutura de Repressão na Paraíba, avalia que o acesso ao acervo da PM será muito esclarecedor e a pesquisa também se estenderá a unidades da Polícia Militar em Campina Grande. “Todo o sistema, a doutrina de segurança nacional no regime militar funcionava em rede e utilizando todas as instâncias dos governos em nível estadual e federal”, ressalta Lúcia Guerra.

10.09.13 comissao da verdade lucia guerra fotos joao francisco 3 270x192 - Comissão Estadual da Verdade terá acesso aos arquivos da Polícia Militar no período da ditaduraNa opinião da professora Iranice Gonçalves, que também integra o Grupo de Trabalho Estrutura de Repressão na Paraíba, a Comissão da Verdade da Paraíba deve ser a primeira no país que terá acesso aos arquivos da Polícia Militar. “Isto é bastante significativo não só para a comissão mas um exemplo para que outros comandantes gerais de PMs disponibilizem seus arquivos para as comissões estaduais da verdade”, declarou.

Na reunião de trabalho desta terça-feira (10), a Comissão Estadual da Verdade e da Preservação da Memória da Paraíba tratou sobre a definição das próximas audiências públicas, definiu procedimentos para a assinatura do Termo de Cooperação com o Conselho Estadual de Direitos Humanos para doação da documentação do DOPS-PB, discutiu ainda a participação em evento da Comissão Nacional da Verdade que irá tratar da unificação dos relatórios, dentre outros temas.