João Pessoa
Feed de Notícias

Comissão Estadual da Verdade realiza audiência pública no Liceu Paraibano

segunda-feira, 21 de outubro de 2013 - 17:50 - Fotos:  Divulgação

A Comissão Estadual da Verdade e da Preservação da Memória promove na manhã desta terça-feira (22), no Liceu Paraibano, em João Pessoa, audiência pública com os presos políticos paraibanos de Itamaracá (PE). A Comissão completa, neste mês, um ano de criação. Sua missão é recuperar a memória histórica e denunciar violações dos direitos humanos cometida no período da ditadura militar.

O presidente da comissão Paulo Giovani Nunes ressalta que já foram realizadas seis audiências públicas e duas oitivas com depoimentos de vítimas ou familiares de presos políticos torturados pelos militares. Está sendo colhido material para que seja criado o Memorial da Democracia na Paraíba.

Paulo Giovani revela que as vítimas da ditadura militar sabem os nomes dos torturadores e em alguns casos até mesmo onde vivem e trabalham. A Comissão Estadual da Verdade também investiga os casos de pessoas desaparecidas e de pessoas que foram mortas de forma suspeita, como os paraibanos Luiz Alberto Andrade de Sá e Benevides e Ezequias Bezerra da Rocha, em 1972. Essas investigações são realizadas em parceria com a Comissão da Verdade de Pernambuco.