Fale Conosco

14 de maio de 2013

Comissão Estadual da Verdade agenda três viagens de trabalho



14.05.13 comissao verdade fotos walter rafael 61 270x202 - Comissão Estadual da Verdade agenda três viagens de trabalhoViagens para Campina Grande, Recife e Brasília nos próximos dias constam da agenda de trabalho da Comissão Estadual da Verdade e da Preservação da Memória do Estado da Paraíba. A atividade foi discutida durante mais uma reunião realizada nesta terça-feira (14) à tarde, na Casa Civil do Governador, em João Pessoa, local onde acontecem os encontros quinzenais.

Em Campina Grande, os membros da Comissão vão conhecer algumas granjas onde pessoas foram torturadas no período da ditadura militar e concederão entrevistas em programas de rádio. Em Recife, os integrantes vão assistir em audiência pública ao depoimento de um paraibano que foi torturado pelo regime dos militares. Essa ida à capital pernambucana vai servir para a comissão da Paraíba conhecer a metodologia de trabalho aplicada nos casos de coleta de depoimentos.

Em Brasília, o presidente da Comissão, Paulo Geovani Nunes, e a vice-presidente, professora Lúcia Guerra, participaraão de uma reunião com a Comissão de Anistia da Câmara dos Deputados, no próximo dia 27. Na ocasião, também será assinado um termo de cooperação técnica.

O professor Paulo Geovani destacou que o Regimento Interno da Comissão da Verdade já foi publicado no Diário Oficial e um dos pontos diz respeito à eleição do vice-presidente e da secretária geral da comissão.

14.05.13 comissao verdade fotos walter rafael 41 270x202 - Comissão Estadual da Verdade agenda três viagens de trabalhoNa pauta da reunião desta terça-feira, a comissão tratou ainda da visita que será feita ao presidente da Assembléia Legislativa, deputado Ricardo Marcelo, para solicitar acesso a documentos do período da ditadura militar. A comissão vai também agendar audiência com a presidente do Tribunal de Justiça, desembargadora Fátima Bezerra Cavalcanti, para que seja autorizado o acesso a documentos sobre magistrados que foram perseguidos pelos governos militares.

Os grupos de trabalho da Comissão da Verdade, em número de dez, funcionarão na Fundação Casa de José Américo. A professora Iranice Gonçalves Muniz coordena o Grupo de Trabalho sobre a Repressão das Milícias Privadas e do Estado aos Camponeses. Ela informou que pesquisadores voluntários estão sendo selecionados para integrarem o grupo.

Nesta quarta-feira acontecerá uma reunião no Núcleo de Cidadania e Direitos Humanos da UFPB. No sábado passado, houve um encontro no Memorial das Ligas Camponesas. Na região um grupo de camponeses vai colaborar com os trabalhos.

O Grupo de Trabalho Gênero e Ditadura, coordenado por Irene Marinheiro, está pesquisando a violência sofrida por mulheres nos anos da ditadura e as consequências dessa violência. Muitas mulheres foram vítimas de violência sexual.

14.05.13 comissao verdade fotos walter rafael 10 270x202 - Comissão Estadual da Verdade agenda três viagens de trabalhoA Comissão Estadual da Verdade, instalada no dia 11 de março desse ano, se reúne quinzenalmente na Casa Civil, 7º andar do antigo prédio do Paraiban, Avenida Epitácio Pessoa – João Pessoa. A Comissão foi criada pelo governador Ricardo Coutinho por meio do Decreto nº 33.426/12 e tem a missão de investigar crimes de violação dos direitos humanos praticados por agentes públicos contra paraibanos, durante o período da Ditadura Militar.

Membros – A Comissão Estadual da Verdade e da Preservação da Memória é constituída de sete membros: Paulo Giovani Antonio Nunes, (presidente); João Manoel de Carvalho; Irene Marinheiro; Lúcia Guerra de Fátima Ferreira; Iranice Gonçalves Muniz; Fábio Fernando Barbosa de Freitas e Waldir Porfírio. Nomeados pelo governador Ricardo Coutinho, os integrantes têm mandato de dois anos. Apenas Waldir Porfírio foi indicado pelo governador. Os demais são representantes da sociedade civil.