João Pessoa
Feed de Notícias

Comissão discute manutenção de cabotagem de derivados de petróleo no Porto de Cabedelo

sexta-feira, 28 de agosto de 2015 - 17:00 - Fotos: 

A manutenção da cabotagem dos derivados de petróleo no Porto de Cabedelo foi tema da primeira reunião da comissão formada para discutir o assunto. Na ocasião, ficou definido um plano de trabalho com diversas atividades no sentido de encontrar a melhor solução econômica e logística na distribuição dos produtos para o consumidor final do Estado da Paraíba e região.

A reunião, realizada na sede da Companhia Docas da Paraíba, contou com as presença do secretário executivo de Desenvolvimento Econômico, Wilbur Holmes Jácome;  vice-presidente da Companhia Docas da Paraíba, Gilmara Temóteo; do secretário da Indústria, Comércio e Portos de Cabedelo, Hugo Braga; do presidente do Sindipetro, Omar Hammad Filho; do gerente executivo dos Terminais de Combustíveis de Cabedelo, Sebastião Azevedo; e do presidente do Sindalcool, Edmundo Barbosa.

Gilmara Temóteo comentou que recentemente foi noticiado pela imprensa que a Petrobrás definiu a redução da cabotagem através do Porto de paraibano em detrimento do Porto de Suape. “Caso isso ocorra, o suprimento de combustíveis do Estado da Paraíba passará a ser via rodoviário, acrescendo uma movimentação por dia de cerca de 300 caminhões tanques nas estradas que ligam Pernambuco aos Estados vizinhos, o que aumentará o custo dos combustíveis em cerca de R$0,10 por litro e consequente aumento da inflação, além do aumento no tempo de entrega dos produtos nos mais de 800 postos de combustíveis em 24 horas, em razão da falta de infraestrutura rodoviária, fiscalização das barreiras fiscais e da demora de carregamento em Suape/PE, gerando um colapso logístico imensurável para toda a cadeia de distribuição de combustíveis”, explicou.

Nos próximos dias, serão agendadas novas reuniões com a ANP – Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis e com a presidência da Petrobrás no Rio de Janeiro, momento em que serão apresentadas as alternativas que estão sendo elaboradas pela Comissão.