Fale Conosco

27 de julho de 2015

Comissão de Segurança do Paciente realiza atividades no Hospital de Trauma-JP



O Hospital Estadual de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena, em João Pessoa, por meio da Comissão de Segurança do Paciente, realizou nas enfermarias da instituição atividades de conscientização sobre a importância da participação ativa dos acompanhantes, profissionais de saúde e do próprio paciente no que se refere à segurança no tratamento. A ação faz parte dos trabalhos de humanização desenvolvidos pela unidade de saúde.

“Os trabalhos serão contínuos e visam incentivar pacientes e acompanhantes a serem pró-participativos na própria segurança. Quando os usuários questionam ao profissional de saúde sobre o medicamento que é aplicado nele, ou se o enfermeiro lavou suas mãos, por exemplo, ele se torna agente ativo na própria segurança, evitando eventuais problemas”, explicou Gorete Rezende, integrante da Comissão.

Gorete acrescentou que o trabalho visa a humanização. “Além da segurança do paciente, essas ações também são de humanização, pois o coloca no centro das atenções, na medida em que ele vai ser orientado a participar ativamente do seu tratamento”, concluiu.

Para o paciente Genival da Silva, essa ação é muito importante para quem se encontra internado na instituição. “Com essa iniciativa nos sentimos à vontade para cobrar dos profissionais de saúde todos os procedimentos que estão sendo realizados conosco, e isso é muito bom, pois nos passa muita segurança”, ressaltou.

A Comissão de Segurança do Paciente é formada por representantes do Escritório de Qualidade, Psicologia, Serviço Social, SCIH, Sesmt e Ouvidoria. Os trabalhos acontecem semanalmente.