Fale Conosco

7 de dezembro de 2017

Comissão de Humanização do Htop realiza atividade com pacientes



Emoção, alegria e gratidão foram os sentimentos expressados pelo aposentado João Eudes Gama, 65 anos, paciente do Hospital de Traumatologia e Ortopedia da Paraíba (Htop), ao receber em seu leito a visita da equipe de humanização da unidade de saúde, para celebrar a passagem de mais um ano de vida.

Vítima de queda, o paciente teve uma festa simbólica junto com seus familiares, com direito a bolo, bolas e um caloroso ‘Parabéns pra Você’. A ação faz parte dos trabalhos desenvolvidos pela comissão de humanização da unidade de saúde e acontece semanalmente.

“Não esperava por tanto carinho. A equipe é muito humanizada e me fez sentir prestigiado mesmo estando tão longe de casa. Adorei a supressa, pois não é fácil para ninguém ficar interno, mas o que foi feito aqui hoje, me fez ter mais esperança de dias melhores”, agradeceu, João Eudes.

Já a sua esposa e acompanhante Maria do Carmo Gama, a quem se refere carinhosamente como dona Carminha, acrescentou que nunca tinha visto algo tão bonito. “Foi muito lindo vê todo mundo aqui cantando os parabéns para ele. João estava bem triste em ficar no hospital no dia do seu aniversário, mas quando viu a garotada com bolo, bolas e o parabenizando, um novo sorriso brotou em seu rosto”, comentou.

Dorivaldo Batista, membro da comissão de humanização, falou sobre o propósito da iniciativa: “Sabemos que a hospitalização é um período estressante e de muita angústia, tanto para o paciente quanto para o acompanhante, então, a equipe de humanização do hospital, pensando em minimizar essa situação montou um calendário de ações, objetivando oferecer momentos de entretenimento e lazer, tirando-os, por alguns momentos da rotina hospitalar e assim os ajudando em sua recuperação”, ponderou.

Comissão de Humanização do Htop – Criada com objetivo de minimizar a tensão e o cansaço da rotina hospitalar dos acompanhantes e pacientes do Hospital de Traumatologia e Ortopedia da Paraíba, a Comissão vem realizando diversas atividades entre elas:  o Cine Pipoca, que apresenta filmes com a temática de superação, atividades alusivas  a datas comemorativas, tais como: Outubro Rosa, Novembro Azul, Dia do Idoso, serviço de corte de cabelo comunitário, para os acompanhantes e pacientes internos na instituição, aniversário do paciente, dentre outras.