Fale Conosco

28 de março de 2017

Comissão de Educação ambiental convoca integrantes para reunião



A Comissão Interinstitucional de Educação Ambiental no Estado da Paraíba (CIEA) irá se reunir pela segunda vez na próxima terça-feira (4) para dar continuidade aos trabalhos do grupo. Dentre os assuntos a serem discutidos estão o regimento interno, o projeto da I Bienal Estadual de Educação Ambiental e a organização do I Fórum Paraibano de Educação Ambiental (IFPEA).

A CIEA é formada por 44 representantes do poder público, da sociedade civil e de instituições convidadas. A comissão é inédita na Paraíba e tem como objetivo alavancar as ações voltadas à promoção da educação ambiental até 2018.

De acordo com a coordenadora executiva do grupo e gerente de Meio Ambiente da Seirhmact, Vanessa Oliveira Fernandes, uma das tarefas primordiais da comissão será concentrar-se na elaboração de políticas públicas de educação ambiental, considerando a necessidade, por meio do poder público, da tomada de providências no sentido de estabelecer parâmetros, diretrizes, conteúdos, linhas de ação e outros elementos fundamentais à execução das políticas públicas ambientais na Paraíba.

O secretário executivo do Meio Ambiente, Fabiano Lucena, também ressaltou a importância da comissão. “A CIEA é um espaço democrático e participativo para o planejamento de políticas públicas educativas e ambientais. Mais uma construção social que a Paraíba abraça no intuito de fazer uma gestão ambiental mais integrada”, comentou.

Além de diversas secretarias do Governo do Estado, a CIEA é formada por outras diversas instituições, como as universidades federais da Paraíba e de Campina Grande (UFPB e UFCG), Universidade Estadual da Paraíba (UEPB); Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama); Instituto Federal da Paraiba (IFPB); Grupo Especializado em Tecnologia e Extensão Comunitária (GETEC); dentre várias outras.

Órgãos e instituições interessados em participar da comissão na condição de convidados, podem manifestar interesse através do e-mail: meioambiente@serhmact.pb.gov.br.

Missão - A Lei de Educação Ambiental do Estado da Paraíba entende esta como um componente essencial e permanente da educação estadual e nacional, devendo estar presente, de forma articulada, em todos os níveis e modalidades do processo educativo, em caráter formal e não-formal. Entende-se por educação ambiental os processos através dos quais o indivíduo e a coletividade constroem valores sociais, conhecimentos, atitudes, habilidade, interesse ativo e competência, voltados para a conservação do meio ambiente, bem de uso comum do povo, essencial à qualidade de vida e sua sustentabilidade.

A reunião do dia 4 de abril vai acontecer a partir das 14h, na Cooperativa Médica dos Servidores da Suplan e DER Ltda (Comseder), localizada na Avenida Maximiano Figueiredo 311, Centro, João Pessoa – PB.