João Pessoa
Feed de Notícias

Comissão da Verdade firma acordo de cooperação recíproca com Pernambuco

quarta-feira, 8 de maio de 2013 - 17:03 - Fotos: 

A Comissão Estadual da Verdade e Preservação da Memória da Paraíba firmou acordo de cooperação técnica com a Comissão Estadual da Memória e Verdade Dom Helder Câmara (CEMVDHC). O encontro aconteceu no auditório Gilberto Freyre da Fundação Joaquim Nabuco, em Recife. O objetivo do convênio é estreitar as relações entre os órgãos para fortalecer as investigações na busca pela memória, verdade e justiça.

Na a solenidade, os coordenadores das comissões de Pernambuco e Paraíba, Fernando Coelho e Paulo Giovanni Nunes, respectivamente, assinaram o documento que registra o compromisso de “Exercer a articulação interinstitucional, nos âmbitos federal, estadual e municipal – ou com a sociedade civil -, para o levantamento de dados, informes e documentos referentes às violações de direitos humanos ocorridas, no período assinalado, no Estado de Pernambuco e da Paraíba ou de pernambucanos e paraibanos fora dos Estados citados, de modo a que esse material possa compor ou subsidiar o relatório final das referidas Comissões Estaduais e da Comissão Nacional da Verdade, com suas conclusões e recomendações (art. 11, da Lei nº 12.528/2011)”.

No encontro, os integrantes da CEMVDHC apresentaram para a comissão paraibana, instaurada em março de 2013, a experiência com a pesquisa documental, sessões públicas e privadas e o planejamento de atividades para desenvolver as metas adotadas. A professora e integrante da Comissão Dom Helder, Socorro Ferraz, explicou como foi feita a organização das relatorias dos casos investigados por Pernambuco.

Os integrantes das duas comissões dividiram experiências e apresentaram os métodos de trabalhos. Na ocasião foi discutido como as duas comissões podem se ajudar mutuamente.

Representaram a Paraíba, Paulo Giovani Nunes (professor e coordenador), Lúcia de Fátima Guerra (professora), Iranice Gonçalvez Muniz (advogada), Waldir Porfírio (advogado), Irene Marinheiro (professora) e Fábio Freitas (professor). Representaram a Comissão Dom Helder Câmara: Fernando Coelho, Áureo Bradley, Manoel Moraes, Nadja Brayner, Humberto Viera de Melo e Gilberto Marques.