Fale Conosco

7 de agosto de 2015

Comerciantes da Empasa recebem baldes industriais para descarte de resíduos sólidos



Permissionários e comerciantes dos três entrepostos da Empresa Paraibana de Abastecimento e Serviços Agrícolas (Empasa) receberam esta semana 180 recipientes para colocação de resíduos sólidos descartados pelos usuários, sendo 120 em João Pessoa, 40 na unidade de Campina Grande e 20 em Patos.

Os baldes industriais ou bombonas (sem tampas), na cor azul, foram disponibilizadas em pontos estratégicos e amarradas em correntes com cerca de cinco metros. Empregados de uma empresa terceirizada passam duas vezes por dia (manhã e tarde) recolhendo o lixo colocado nos recipientes.

Para o presidente da Associação dos Comerciantes e Permissionários da Empasa (Ascope), Renato Ponciano, a iniciativa foi muito bem vinda para a comercialização dos produtos oferecidos nas centrais de abastecimento. “São ações desse tipo que nos incentivam a trabalhar com mais vontade, e, assim, oferecer um melhor ambiente aos consumidores. Agora cabe a todos nós termos a consciência de que os recipientes devem receber o lixo dentro deles e não ser jogado ao seu redor. Para isso, vamos fazer um trabalho ‘formiguinha’. Cada um fazendo sua parte, todos sairão ganhando”, comemorou Renato.

De acordo com o presidente da Empasa, José Tavares Sobrinho, essa é mais uma forma de melhorar as condições de mobilidade dos transeuntes, “pois os comerciantes têm onde e como acondicionar os resíduos de suas áreas de comercialização, facilitando a circulação para todos. Estamos providenciando a aquisição de mais 100 baldes para a distribuição em outros pontos dos entrepostos”, revelou Tavares.

O presidente da Empasa acrescentou que outro ponto positivo no controle do lixo descartado foi a instalação de telas de proteção na entrada das bocas de lobo (bueiros) para não haver acúmulo de resíduos no interior das galerias nas dependências dos entrepostos.