João Pessoa
Feed de Notícias

Comemorações acontecem neste sábado,no Cejube

sábado, 6 de março de 2010 - 11:04 - Fotos: 
Mulheres artesãs, negras, índias e ciganas vindas de várias partes da Paraíba irão participar neste sábado (6) de uma atividade de lazer promovida pelo Governo do Estado. O encontro ocorrerá das 10h às 14h, no Centro de Atividades e Lazer do Aposentado e Pensionista Padre Juarez Benício (Cejube), da PBPrev, localizado no bairro do Colinas do Sul, em Gramame.

As participantes são artesãs e vieram a João Pessoa para participar do “Universo Mulher”, que será realizado neste domingo (7) no Espaço Cultural. No Cejube, irão usufruir das agradáveis  áreas de lazer e da apresentação da cantora Vó Mera e seus Netinhos, uma coquista e cirandeira, natural de Alagoinha (PB).

Dotado por ampla estrutura,  o Cejube possui o cenário ideal para proporcionar momentos de lazer e descanso. O local dispõe de chalés amplos e mobiliados, salão de jogos, centro de atividades físicas, parque aquático, bar e uma grande área verde, com quiosques, churrasqueiras, restaurante, salão de festas e piscinas. O centro ainda possui quadra poliesportiva, campo de futebol, posto médico, auditório e capela.

Exposição – O Universo Mulher será aberto às 9h deste domingo (7).Vários stands serão montados no Espaço Cultural para exposição de produtos artesanais; comidas típicas das diversas regiões paraibanas, incluindo cozinha indígena, afro-brasileira e alimentação alternativa. Ainda haverá o desfile de modas e shows musicais.

Órgãos públicos irão oferecer serviços à população. As visitantes terão oportunidade de aprender a fazer trançados nos cabelos e conhecer diferentes culturas. Mulheres indígenas irão mostrar como funciona a medicina natural e farão apresentação de dança.

Ciganas irão ler as mãos. As idosas farão exposição de artesanato e as portadoras de deficiência  irão distribuir material informativo. Serviços de corte de cabelo e maquiagem também serão oferecidos pelos parceiros desse projeto. Ainda haverá uma diversidade de grupos de jovens e idosos que participarão da programação cultural.

Cidadania – Entre outros serviços, o público terá acesso ao Balcão de Direitos, com atendimentos das defensoras da Vara da Família e da Vara Criminal, Delegacia da Mulher, exames de câncer de pele e de mama, teste rápido de HIV, com entrega de resultado; verificação de pressão arterial, teste de glicemia; emissão de documentos. O evento ainda terá apresentações artísticas e shows de Kaline Lima, Diana Miranda e Renata Arruda.

Programação

9h – abertura oficial do evento Universo Mulher
       – Banda da Polícia Militar
       – Banda de Fanfarra de Escolas da Rede Estadual
10h – Grupo de Capoeira Coletivo de Angoleiras Teresa de Benguela e Mulheres de Ritmo e Cultura
10h30 – Dança das Comunidades Quilombolas Ipiranga (Gurugi) e Caiana dos Crioulos (Alagoa Grande)
11h00 – Sassá e Clube da Melhor Idade do Rangel
11h30 – Dança Folclórica Melhor Idade Pro Dia Nascer Feliz (Santa Rita)
12h – Grupo de Dança de Rua de Campina Grande
12h30 – Dança das Indígenas Potiguaras
14h – Afro Nordestinas, com Kaline Lima
14h – Sessão no Planetário
15h – Grupo de Dança de Pessoas com Deficiência
15h – Sessão no Planetário
15h30 – Coral Fios de Prata – Melhor Idade do Castelo Branco
16h – Sessão no Planetário
16h – Diana Miranda
17h – Desfile “A Diversidade Cultural na Passarela”.
18h – Show Renata Arruda

Nathiele Ferreira, da Secom