João Pessoa
Feed de Notícias

Comemoração marca Dia Mundial da Alimentação na Empasa

quinta-feira, 11 de outubro de 2012 - 08:20 - Fotos:  Secom-PB

Com o tema “Consuma frutas, verduras e legumes, qualidade saudável para você!”, o Dia Mundial da Alimentação será celebrado pelo Governo do Estado, por meio da Empresa Paraibana de Abastecimento e Serviços Agrícolas (Empasa), na próxima terça-feira (16). A comemoração vai acontecer, a partir das 6h, nas dependências da central de abastecimento da capital, contando com distribuição de panfletos, mobilizações educativas junto aos permissionários, comerciantes e, principalmente, consumidores que frequentam o mercado livre do entreposto. Na ocasião, será servido um café da manhã para os presentes com frutas da época.

A ação acontece em âmbito nacional e tem o objetivo de incentivar o consumo dos produtos comercializados nas Ceasas (frutas, verduras, legumes entre outros alimentos). Em João Pessoa, a atividade vai reunir autoridades e representantes de órgãos ligados ao tema.

O presidente da Empasa, José Tavares Sobrinho, lembra que as ações para estimular a alimentação saudável estão entre as finalidades do evento. “No momento em que o mundo volta sua atenção para a fome e a insegurança alimentar que afetam milhões de pessoas, na Paraíba, temos um programa, que é o Segurança Alimentar e Nutricional da Empasa (Sane), ligado ao Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Sisan) do Governo Federal, trabalhando com comunidades carentes e incentivando o consumo de alimentos saudáveis”, destaca José Tavares Sobrinho.

Data-A origem da comemoração marca a criação, em 1945, da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), cujo objetivo é elevar os níveis de nutrição e desenvolvimento humano. No Brasil, demonstra a importância da agricultura familiar na alimentação e incentivo ao consumo de vegetais, sendo, inclusive, ampliada para a Semana Mundial da Alimentação, de 16 a 22 de outubro. Hoje, mais de 180 países organizam atividades e se mobilizam para reduzir a fome.