Fale Conosco

22 de agosto de 2017

Começam preparativos para Conferência Estadual de Vigilância em Saúde



A Secretaria de Estado da Saúde (SES), junto com o Conselho Estadual de Saúde (CES), deu início aos preparativos da Conferência Estadual de Vigilância em Saúde, que será realizada nos dias 10 e 11 de outubro, no Espaço Cultural, na capital. Os municípios têm até o dia 10 de setembro para as conferências municipais. Até agora, 160 dos 223 municípios paraibanos já agendaram seus eventos. O objetivo é analisar as prioridades que constam no documento orientador da 1ª Conferência Nacional de Vigilância em Saúde e elaborar propostas para o fortalecimento dos programas e ações de vigilância nos municípios.

O tema central das Conferências é “Vigilância em saúde: direito, conquista e defesa de um SUS público de qualidade”, tendo como eixo principal “Política Nacional de Vigilância em Saúde e o fortalecimento do SUS como direito à proteção e promoção à saúde do povo brasileiro”. Estados e municípios seguem o mesmo direcionamento e o resultado do trabalho nessas etapas será enviado para a Conferência Nacional, que acontecerá em Brasília, no período de 21 a 24 de novembro.

A Conferência de Vigilância em Saúde acontece pela primeira vez no país. “O Conselho Nacional de Saúde achou por bem a realização deste evento devido às epidemias, ocorridas recentemente, de dengue, chikungunya e zika. Portanto, serão retiradas perspectivas de solução para este e outros problemas, que sirvam para todos os municípios brasileiros, levando em conta o subfinanciamento da saúde”, disse o presidente do Conselho Estadual, Eduardo Cunha.

A gerente executiva de Vigilância em Saúde da SES, Renata Nóbrega, informou que as conferências municipais são organizadas pelos Conselhos Municipais de Saúde. “É muito importante que todos os municípios realizem suas conferências para que possam discutir a construção da política municipal, estadual e federal de vigilância em saúde; de fato, traga a discussão da efetivação da vigilância para nortear as ações da atenção à saúde”, falou.

Para a diretora-geral da Agevisa/PB, Maria Eunice Kehrle, a conferência é um processo que envolve todos os setores responsáveis pela saúde das pessoas. “E isto inclui a Vigilância Sanitária, cuja finalidade é promover, de forma preventiva e também educativa, a proteção à saúde humana por meio do controle sanitário e dos riscos oriundos dos produtos e serviços oferecidos à população. Por isso, estamos integrados às ações preparatórias do evento, e, com certeza, participaremos efetivamente do evento, tanto na etapa estadual quando nacional”, ressaltou.