Fale Conosco

8 de agosto de 2012

Começam plenárias territoriais sobre o Proinf



Começaram nesta terça-feira (8) e se estendem até o dia 17 deste mês, em todo o Estado, as plenárias territoriais sobre o Programa de Apoio a Projetos de Infraestrutura dos Territórios Rurais (Proinf). Nelas, lideranças da sociedade civil e representantes de órgãos da gestão pública debatem, analisam e priorizam, com igual direito de voz e voto, os projetos considerados estratégicos para o desenvolvimento sustentável da agricultura familiar nos respectivos territórios, que serão financiados com recursos federais.

De acordo com a gerente executiva de Organização Rural da Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (Sedap), Dirce Ostroski, o Governo do Estado tem realizado um papel fundamental na política territorial. “O Governo não tem medido esforço para superar os entraves das obras contratadas em anos anteriores, mantendo constante diálogo entre os territórios, o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) e a Caixa Econômica na busca de soluções para projetos que foram retomados após permanecerem por anos paralisados”, comentou.

Este ano, o MDA disponibiliza para cada território R$ 350 mil para apoiar projetos de infraestrutura de produção, como equipamentos para aumento e/ou beneficiamento; e para serviços de comercialização da agricultura familiar, como centrais de distribuição, feiras populares e feiras agroecológicas. Além disso, para os territórios rurais incluídos no Programa Brasil Sem Miséria (PBSM), o Governo acrescenta um aporte de R$ 200 mil para as mesmas finalidades. No caso da Paraíba, recebem esse acréscimo os territórios da Borborema, Zona da Mata Norte e o Cariri Ocidental.

“A Sedap está empenhada, juntamente com o MDA, para a que as plenárias territoriais sejam espaços de discussão de propostas que potencializem a identidade territorial, buscando o fortalecimento da agricultura familiar paraibana”, acrescentou Dirce Ostroski.

As plenárias ocorrerão nos sete territórios rurais do Estado apoiados pela Secretária de Desenvolvimento Territorial (SDT) do (MDA).

Confira as datas e locais das reuniões:

 

Território Data Local/Município
Zona da Mata Norte 07/08 (terça-feira) Centro Cultural Fenix/Mamanguape
Borborema 09/08 (quinta-feira) Centro de vivência/Arara
Curimataú 14/08 (terça-feira) Sindicato dos Trabalhadores Rurais/Cuité
Zona da Mata Sul 14/08 (terça-feira) Auditório do SEBRAE/João Pessoa
Cariri Oriental 15/08 (quarta-feira) A confirmar
Cariri Ocidental 16/08 (quinta-feira) UFCG: Sumé
Médio Sertão 17/08 (sexta-feira) Fetag – Bairro Santo Antônio/Patos