Fale Conosco

28 de agosto de 2012

Começam em João Pessoa as oficinas FIC por Dentro



O secretário de Estado da Cultura, Chico César, reafirmou, nesta terça-feira (28), o compromisso do Governo do Estado em promover a cultura de diversidade e que provoque o sentimento de autoestima e de territorialidade. Ele convidou os agentes promotores culturais de toda a Paraíba a participarem das oficinas FIC por Dentro, sobre a elaboração de projetos a serem inscritos no Fundo Estadual de Incentivo à Cultura Augusto dos Anjos (FIC).

As oficinas FIC por Dentro começam nesta terça-feira (28) em João Pessoa e terminam dia 10 de setembro na cidade de Patos. Nesses encontros, as pessoas vão ter acesso ao conhecimento técnico necessário para a elaboração de seus projetos e a respeito da prestação de contas. “Todos fiquem atentos ao edital do FIC, que já está aberto, elaborem seus projetos porque temos R$ 3 milhões para fomentar a produção cultural no nosso Estado”, destacou o secretário. No total, serão aprovados e financiados 169 projetos.

Chico César salientou que os recursos vão ser divididos em dez áreas com R$ 300 mil para cada uma. Os projetos concorrerão dentro de áreas específicas. “Isto é uma reivindicação do movimento cultural de nosso Estado. Nós fizemos uma consulta pela internet e esse é um aspecto dos mais apontados. Outra novidade é que primeiramente será avaliado o mérito do projeto. Uma vez aprovado, o autor ou autores serão informados e terão prazo de dez dias para apresentar a documentação exigida. Havendo saldo de recursos em uma determinada área ele será redirecionado para outra área”, explicou.

Confira todas as cidades que as oficinas “FIC por Dentro” irão percorrer:

 

Dia 28/08 – Em João Pessoa, 14h às 18h – Iphaep

Dia 31/08 – Em Areia, 14h às 18h – Colégio João Coutinho

Dia 03/09 – Em Campina Grande, 14h às 18h – Centro de Arte e Cultura (CAC)

Dia 03/09 – Em Itabaiana, 14h às 18h – Câmara dos Vereadores

Dia 03/09 – Em Catolé do Rocha, 14h às 18h – 8ª Regional de Ensino

Dia 04/09 – Em Cuité, 14h às 18h – Teatro Dona Chicota

Dia 04/09 – Em Cajazeiras, 9h às 13h – Teatro Íracles Pires

Dia 05/09 – Em Monteiro, 14h às 18h – Teatro Jansen Filho

Dia 05/09 – Em Sousa, 9h às 13h – Centro Cultural BNB

Dia 06/09 – Em Princesa Isabel, 9h às 13h – 11ª Regional de Ensino

Dia 10/09 – Em Itaporanga, 9h às 13h – Câmara de Vereadores

Dia 10/09 – Em Patos, 14h às 18h – Funes

Festival de Arte de Areia – O secretário Chico César convidou as pessoas a prestigiarem a 13ª edição do Festival de Areia. O evento já tem atividades nesta terça-feira (28) com oficinas de artes plásticas, dança, circo, teatro e audiovisual. Mas será na quinta-feira (30) o show de abertura oficial do evento com Elba Ramalho, no palco principal, às 22h. O Festival termina no domingo, 2 de setembro.  O secretário da Cultura destacou que o festival é uma oportunidade para as pessoas vivenciarem as artes, acrescentando que a gastronomia e a boa cachaça brejeira são atrativos fortes para os visitantes.

O Festival de Arte de Areia é uma realização do Governo da Paraíba e, neste ano, o Festival tem como tema “Eu, Você e os Outros”, em homenagem ao centenário do “Eu”, única obra de poesia do paraibano Augusto dos Anjos. Para reforçar a temática, todos os locais de programação do Festival de Areia serão identificados pelos títulos das poesias da obra de Augusto.

O Festival de artes de Areia tem o objetivo de democratizar o acesso às artes, por meio das apresentações gratuitas em espaços abertos e de fácil acesso à população em todas as linguagens: artes visuais, audiovisual, cultura popular, circo, dança, literatura, música e teatro. O evento também pretende provocar uma discussão sobre cultura e linguagens artísticas contemporâneas do Nordeste e atrair fluxos turísticos de natureza cultural e sustentável. A estimativa é que cerca de 100 mil pessoas prestigiem o evento este ano.