João Pessoa
Feed de Notícias

Começa pagamento de Abono Natalino do Bolsa Família em cidades com agências dos Correios

terça-feira, 9 de dezembro de 2014 - 17:49 - Fotos:  Luciana Bessa

O Abono Natalino pago pelo Governo do Estado às famílias beneficiárias do Programa Bolsa Família começou a ser realizado nesta terça-feira (9) nas cidades que têm agência dos Correios, de acordo com cronograma que segue o Número de Identificação Social (NIS). O Abono Natalino é uma ação pioneira no Brasil, coordenada pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Humano (Sedh), executada em conjunto com os Correios e com a Polícia Militar.

Em João Pessoa e Campina Grande, o pagamento está sendo feito, respectivamente, no Estádio Almeidão e no Centro de Artes da Universidade Estadual da Paraíba, das 8h às 17h. Nos demais municípios, as famílias devem procurar as agências dos Correios. O pagamento será realizado até o próximo dia 22, de segunda a sexta-feira, seguindo a numeração final do Número de Identificação Social (NIS). Já no dia 23, recebem todos os retardatários.

A secretária da Sedh, Aparecida Ramos de Meneses, acompanhou de perto o início da ação e ressaltou a importância do Abono. “São mais de 526 mil famílias beneficiárias do Programa Bolsa Família que receberão o Abono Natalino. A Paraíba é o primeiro estado a implantar esta iniciativa, que é um complemento de renda para as famílias, justamente no final do ano, quando elas precisam comprar o algo a mais para uma ceia de Natal, um sapato para um filho, enfim, uma ajuda que chega num momento importante”, ressaltou.

O coordenador da ação pelos Correios, Luis Daniel, acrescentou que a operação está acontecendo com êxito em toda a Paraíba. “Toda a operação do Abono Natalino está ocorrendo de forma rápida e tranquila, estamos conseguindo atender a demanda que vai chegando, sem precisar formar longas filas. Tanto a Secretaria do Desenvolvimento Humano como a Polícia Militar têm sido parceiros importantes neste processo”, informou.

Estrutura – Em João Pessoa, uma estrutura foi montada no Almeidão para dar mais tranquilidade a quem vai receber o Abono Natalino. São 15 guichês para atender as famílias. O local também disponibiliza atendimento preferencial. Do lado de fora foram montadas tendas para evitar que a população fique no sol. A Polícia Militar está de plantão garantindo a segurança de quem vai receber o Abono Natalino. A mesma estrutura foi organizada em Campina Grande.

As famílias que foram receber o abono neste primeiro dia foram atendidas de forma rápida e tranquila. “Cheguei cedo, mas não tinha fila e fui bem atendida”. Foi o que contou dona Maria Auxiliadora Lins Cosmo, que recebeu o abono no início da manhã. “Desta vez foi bem mais tranquilo, da outra vez demorou bem mais pra gente receber. Com este dinheiro, vou comprar minha galinha para o Natal”, afirmou.

Opinião parecida tem a dona de casa Andreza do Nascimento, que está desempregada e tem quatro filhos pequenos. “O abono chega pra gente em boa hora, porque ajuda a comprar as coisas pras crianças, principalmente, porque estou desempregada”, disse.

Cidades que não têm agências – Os 26 municípios do interior da Paraíba que não têm agência dos Correios, ou que estavam em manutenção, receberam o Abono Natalino no sábado (6). Para isso, foi montada uma estrutura nas escolas, ginásios e em associações.

Cronograma

09.12.14 – NIS final 1

10.12.14 – NIS final 2

11.12.14 – NIS final 3

12.12.14 – NIS final 4

15.12.14 – NIS final 5

16.12.14 – NIS final 6

17.12.14 – NIS final 7

18.12.14 – NIS final 8

19.12.14 – NIS final 9

22.12.14 – NIS final 0

23.12.14 – Retardatários