Fale Conosco

1 de agosto de 2012

Etapa estadual dos Jogos Escolares e Paraescolares começa sexta



A etapa estadual dos Jogos Escolares e Paraescolares 2012, categoria 12 a 14 anos, reunirá a partir desta sexta-feira (3), em João Pessoa e Patos, atletas e paraatletas das 14 regionais de ensino da Paraíba que foram campeões na etapa regional. As disputas nas modalidades coletivas (handebol, futsal, vôlei de praia, vôlei de quadra e basquete) acontecerão em Patos, já a partir da sexta feira (3). As modalidades individuais, como atletismo, natação, xadrez, luta olímpica, judô, ciclismo e badminton, estão marcadas para acontecer nos dias 11 e 12 de agosto, em João Pessoa.

A novidade deste ano é que o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Juventude, Esporte e Lazer (Sejel), garantiu a hospedagem em hotel, alimentação e transporte para todos os atletas. Em João Pessoa, eles vão ficar na Pousada do Caju, em Tambaú, e os participantes das competições no Sertão se hospedarão no Hotel Patos Water Play. “Cada ano é um avanço e em 2012 já foi uma grande conquista conseguir hospedá-los em hotel, tirando-os de simples alojamentos”, disse o professor José Hugo, coordenador dos Jogos.

Para o secretário da Juventude, Esporte e Lazer, José Marco, o evento precisa evoluir no aspecto logístico porque, oferecendo mais condições, os atletas poderão render mais. “Eu que fui atleta sei o quanto é importante a parte logística para uma competição classificatória para as Olimpíadas Escolares. E o Governo não mediu esforço para oferecer mais condição e deixar os atletas em hotel, tanto os que forem a Patos quanto os que vierem para João Pessoa”, enfatizou.

Paraescolares – Os Jogos Paraescolares 2012 serão realizados nas mesmas datas das modalidades individuais da etapa estadual dos Escolares. As competições do para-desporto serão realizadas em João Pessoa, na Funad, Centro Universitário de João Pessoa (Unipê) e na Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae). As modalidades são bocha paralímpica, goalball, judô e natação.

Os Jogos Escolares e Paraescolares 2012 são realizados pelo Governo do Estado, por meio da Sejel, com apoio da Secretaria Estadual da Educação (SEE). As escolas campeãs garantirão vaga para as Olimpíadas Escolares Brasileiras, que serão realizadas em novembro, na cidade de Poços de Caldas, Minas Gerais, e os para-atletas campeões estarão nas Paraolimpíadas Escolares Brasileiras, no mês de outubro, em São Paulo.