João Pessoa
Feed de Notícias

Começa nesta sexta-feira a 1ª Conferência Estadual de Comunicação da Paraíba

quinta-feira, 19 de novembro de 2009 - 11:31 - Fotos: 

O governador José Maranhão participa, nesta sexta-feira, às 9h, da abertura da 1ª Conferência Estadual de Comunicação da Paraíba (Confecom-PB), no auditório da Federação das Indústrias do Estado da Paraíba (Fiep), em João Pessoa. O evento, organizado pelo Governo do Estado, através da Secretaria de Comunicação Institucional, terá a participação de 350 delegados representantes da sociedade civil, do setor empresarial e dos Poderes Públicos.

O coordenador da 1ª Confecom-PB, Arimatéia França, disse que os participantes vão discutir temas relativos aos meios de comunicação, sua democratização, os meios para construção da cidadania na era digital, a participação dos movimentos populares no avanço tecnológico e o papel da mídia no cotidiano da sociedade. “Vamos discutir temas inerentes aos meios de comunicação. Temas polêmicos como o que devemos exibir na televisão, como favorecer a cultura local e as produções regionais”, explicou. 

Entre as propostas a serem levadas à Conferência estão os seguintes pontos: mudanças nos processos de concessões de rádio e TV; regulamentação dos artigos 22, 221, e 223 da Constituição Federal; fortalecimento do sistema público de comunicação e fomento a Rádios e TVs Comunitárias; estabelecimento de políticas e de mecanismos de controle público da comunicação; universalização da banda larga e inclusão digital.  Para a Conferência Nacional, a Paraíba enviará 36 delegados, sendo 16 da sociedade civil, 16 da sociedade civil empresarial e quatro delegados representantes dos Poderes Públicos.

A comissão organizadora da 1ª Confecom-PB realizou várias encontros para definir os temas que serão debatidos pelos representantes dos diversos segmentos da sociedade. O evento terá participação de 120 delegados representantes da sociedade civil organizada, 120 delegados do setor empresarial e outros 60 delegados representantes dos Poderes Públicos. As inscrições foram feitas online no período de 26 a 30 de outubro, através de link no portal de notícias do Governo da Paraíba.  A Comissão Organizadora da Conferência enviou comunicados aos inscritos sobre a programação do evento.

A 1ª Confecom-PB acontece nos dias 20 e 21 deste mês, em João Pessoa. Os 350 delegados que estão participando do evento farão a escolha dos 36 representantes para a Conferência Nacional de Comunicação (Confecom), que acontecerá em Brasília de 14 a 17 de dezembro, com o tema Comunicação: meios para a construção de direitos e de cidadania na era digital. 

Programação da 1ª Confecom-PB:

Dia 20 (sexta-feira)

Manhã

8h – Leitura e aprovação do Regulamento Interno da Conferência;
9h – Mesa abertura: autoridades públicas e representantes da sociedade civil, empresários e uma representação do movimento negro (Fernanda Ferreira); 
10h – Mesa contextualização: Rosane Bertoti, Mariane Martins, Paulo Mauricio, Joesil Barros. Mediação Pedro Nunes;

Tarde

14h – Grupos de trabalho:
Produção de Conteúdo: coordenação – Land Seixas; relatora – Nerciene Gomes; facilitadora – Sonia Lima;
Meio de Distribuição: coordenação – Penha; relatora – Aurea Olimpia; facilitador – professor da UFPB, Marcos Alves;
Cidadania, Direto e Deveres: coordenação – Edézia de Almeida; relator – Dalmo Oliveira; facilitador – Alexandre Guedes;
18h – Sistematização dos grupos de trabalhos: coordenadores, relatores, facilitadores e a comissão organizadora Estadual.

Noite

19h – Atividade Cultural: coordenação Ednamay Cirilo, Felipe Santos e Sonia Lima.    

Dia 21 (sábado)

Manhã

8h – Plenária final – apresentação das propostas dos Grupos de trabalho (mesa: Arimatéia França, Sandra Moura, Felipe Santos)
Debates: – Produção de Conteúdo;
              – Meio de Distribuição;
              - Cidadania, Direito e Deveres.
Tarde

14h – Entrega das moções;
14h – Plenária por segmentos para escolha da metodologia para escolha delegada a Conferência Nacional;
15h – Inscrição de candidaturas;
15h30 – Continuação da plenária com as propostas dos Grupos de trabalhos e moções;
17h – Eleição dos delegados da Conferência Nacional        

Gledjane Maciel, da Secom