João Pessoa
Feed de Notícias

Começa na Funad a I Mostra de Arte Inclusiva da Paraíba

quarta-feira, 12 de dezembro de 2012 - 19:32 - Fotos: 

Começou nesta quarta-feira (12) a I Mostra de Arte Inclusiva da Paraíba, realizada pela Fundação Centro Integrado de Apoio ao Portador de Deficiência (Funad), cuja proposta é reunir pessoas e instituições de toda a Paraíba que trabalham com pessoas portadoras de deficiência e utilizem a arte como forma de expressão ou reabilitação. A abertura contou com a presença do vice-governador Rômulo Gouveia e contou com apresentações culturais e um Auto de Natal, encenado pelos usuários.

A mostra conta com a participação de artistas da própria Funad e de outras instituições convidadas que atuam com pessoas com deficiência na Paraíba. A ideia é mostrar a capacidade da arte na reabilitação e inclusão social das pessoas com deficiência. Até esta quinta-feira (13), haverá apresentações de teatro, música, dança e dança esportiva em cadeira de rodas, além de oficinas.

A Funad realiza mostras de arte anualmente, mas essa é a primeira vez que a proposta vem em novo formato, envolvendo instituições e artistas de toda a Paraíba. “A Funad tradicionalmente fazia uma mostra de arte interna, que era o resultado do trabalho dos usuários. Esse ano, estamos apostando em fazer uma mostra de arte estadualizada. Não é a mostra de arte somente da Fundação, é a mostra de arte que denominamos inclusiva em função do tema inclusão e exclusão – que envolve o processo de pessoas com deficiência – e também incluindo diversas instituições do Estado que trabalham com pessoas com deficiência”, comentou a presidente da Funad, Simone Jordão.

Segundo a presidente, foram convidadas todas as instituições da Paraíba que trabalham com esse público, incluindo as Associações dos Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de outras cidades da Paraíba. As apresentações estão sendo coordenadas pelo Núcleo de Vivência e Artes da Funad, que, através da dança, das artes visuais, da música e de todas as plataformas que envolvem a arte, objetiva incluir socialmente, revelar e estimular talentos, promover exposições e reabilitar necessidades educativas especiais. “Resolvemos deixar que outras instituições também fossem protagonistas do processo, assim como a Funad. A Fundação tem esse papel, enquanto órgão de referência na Paraíba e pertencente ao Governo do Estado, de agregar pessoas e convidar instituições parceiras, por sua importância no atendimento e reabilitação de pessoas com deficiência”, afirmou Simone Jordão.

A Fundação atende hoje quase 3.200 usuários de toda a Paraíba e nesses dois dias de Mostra outras pessoas devem passar pelo local. Entre elas, estão dois artistas plásticos, Giovana Guerra e Paulo Mourão, que foram convidados a expor suas telas. Ambos são casados e coincidentemente pintam desde os 12 anos. Ela é pernambucana, ele é mineiro e moram em João Pessoa já há alguns anos. Eles pintam em óleo sobre tela e enquanto Giovana utiliza as mãos e apoio da boca para pintar, Paulo utiliza seus pés na pintura dos quadros.

Confira a  programação:

Quarta-feira (12/12)

14h30 – Teatro Reabilitação/Larissa Hobi/Funad

14h45 – Dança do ventre/ Solo de Derbac – Aluna: Talita (Apae-CG)

15h30 – Balada do Louco – Aluno: Almir (Apae-CG)

Dublagens/Charles Chaplin – Aluna: Germana (Apae-CG)

Dublagens/Sandy Junior – Alunos: Talita e Francisco (Apae-CG)

Quinta-feira (13/12)

Palco central – Funad

8h30 – Musicoterapia/Teresa Bernardo

Apresentação do grupo de percussão de musicoterapia

9h30 – Folclore

“O grande baile do Cangaço”

10h – Dança esportiva em cadeira de rodas

14h30 – Música/Eli

Grupo de pagode

14h45 – Dança artística em cadeira de rodas – Danielle

14h50 – Música/Eli

Grupo de pagode

15h30 – Dança do ventre/Danielle Caldas

15h40 – Banda Musical “Acredite”

16h – “Auto de Natal”