João Pessoa
Feed de Notícias

Começa escavação da última alça do Trevo de Mangabeira

quarta-feira, 25 de fevereiro de 2015 - 17:42 - Fotos: 

O Trevo de Mangabeira já começa a tomar forma com a conclusão do viaduto e rebaixamento da Avenida Hilton Souto Maior. Na via, os trabalhos de drenagem estão em fase final. Máquinas, engenheiros e trabalhadores da construção civil se empenham agora para terminar a escavação da última alça de acesso à Avenida Josefa Taveira.

O Governo do Estado está investindo R$ 21,6 milhões na obra, que vai contribuir com a melhoria da mobilidade urbana de João Pessoa, reduzir o tempo de deslocamento diário de mais de 200 mil pessoas e oferecer conforto e segurança aos motoristas.

O engenheiro do Departamento de Estradas de Rodagens do Estado da Paraíba (DER-PB) e responsável pela fiscalização da obra, Armando Ataíde Ribeiro, falou sobre o andamento dos trabalhos. “O viaduto do trevo, que liga Bancários a Mangabeira, já está pronto. Ele não foi liberado ainda por uma questão operacional, referentes à construção das alças. Essas alças vão da parte superior do viaduto à parte inferior do túnel, equivalente a uma diferença de nível de 7 metros”, explicou.

Ainda de acordo com o engenheiro fiscal, a construção das quatro alças está em andamento. Até agora, três já foram escavadas e esse serviço está sendo executado em uma. “Como as estacas de contenção das alças foram instaladas para a implantação do viaduto, isso possibilitou a escavação das mesmas. Acreditamos que dentro dos próximos três meses as alças estejam prontas”, previu Armando Ataíde.

Próximos passos – Depois da escavação da quarta e última alça, o próximo passo é terraplenagem e a colocação das três camadas de pavimentação das mesmas. “Essas camadas correspondem à sub-base, base e revestimento asfáltico. Só em seguida é que serão feitos os acabamentos da obra, a exemplo da sinalização, proteção, iluminação”, comentou o engenheiro.

Quem visitar o canteiro de obras do trevo de Mangabeira verá que a avenida Hilton Souto Maior, que liga os bairros de José Américo a Penha, já foi rebaixada nas imediações do antigo girador de Mangabeira. Nesse trecho, a via passa por baixo do viaduto do trevo. Os trabalhos de drenagens da avenida também estão em fase de conclusão.

Intervenções preliminares – Para que a obra de construção do Trevo de Mangabeira fosse realizada, foram necessárias várias intervenções preliminares. O Governo do Estado precisou, por exemplo, fazer algumas desapropriações na área, para o escoamento de veículos.  Foram assim asfaltados, recapeados ou implantados 8 km de via, o equivalente a 27 de ruas do entorno para desvios de coletivos, carros e motocicletas. O objetivo foi evitar o estrangulamento do fluxo de automóveis, que é intenso na região.

Na parte estrutural, um dos trabalhos preliminares foi a instalação de dezenas de vigas de concreto, fincadas no solo. Elas são necessárias para fazer a contenção das barreiras do viaduto, das alças e da Avenida Hilton Souto Maior. Só depois disso tudo é que o viaduto de concreto protendido foi construído, no trecho onde antes ficava o girador (ligando Bancários e Mangabeira). Em seguida, na parte inferior do mesmo, foi feita a escavação para o rebaixamento da avenida Hilton Souto Maior (ligando José Américo e Penha).