João Pessoa
Feed de Notícias

Começa curso de formação para novos agentes penitenciários

segunda-feira, 7 de maio de 2012 - 16:52 - Fotos: 

Foto: Secom-PB

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Administração Penitenciária (Seap), começou, nesta segunda-feira (7), mais uma aula inaugural do curso de formação para agentes penitenciários, que acontece na Escola de Serviço Público do Estado da Paraíba (Espep) até o dia 19 deste mês. O curso é mais um passo para o treinamento de profissionais que irão compor o efetivo das penitenciárias paraibanas.

Os agentes foram aprovados em concurso público realizado pelo Governo do Estado no ano de 2008. Dos dois mil candidatos aprovados, 1.730 concluíram o curso de formação e a turma dos novos agentes convocados é composta por 120 alunos.

O secretário de Administração Penitenciária, coronel Washington França, esteve presente na aula inaugural e falou para os alunos sobre a importância deles na dinâmica da estrutura do Estado.

As aulas atendem critérios de aquisição progressiva de capacidades profissionais, de acordo com a matriz curricular do Departamento Nacional Penitenciário. Segundo a diretora da Escola de Gestão Penitenciária – Egepen/PB, Vânia Lustosa, os alunos recebem a formação em módulos, sem se desvincular do dia a dia das unidades prisionais. Assim, eles podem unir a experiência prática com as aulas.

Curso – O Curso de Formação terá carga horária de 100 horas/aula, divididas em cinco módulos, entre quatro módulos de aulas teóricas e um de atividades práticas: Módulo I – Administração Penitenciária – 20h; Módulo II – Saúde e qualidade de vida – 8h; Módulo III – Segurança e Disciplina – 28h; Módulo IV – Relações Humanas e Reinserção Social- 20h; Módulo V – Atividades Práticas – 24h.