João Pessoa
Feed de Notícias

Começa capacitação sobre sistema de senhas do Suas

segunda-feira, 4 de junho de 2012 - 12:26 - Fotos:  Severino Pereira/Sedh

Cerca de 500 gestores municipais da assistência social e técnicos dos 223 municípios paraibanos participam, até esta terça-feira (5), da capacitação sobre a Descentralização da Nova Política de Senhas do Sistema Único da Assistência Social (Suas). O evento, que acontece no Auditório do Ministério Público, é promovido pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Humano (Sedh), em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS).

O treinamento teve início com uma abordagem geral do sistema de cadastro (CadSuas) que comporta todas as informações de prefeituras, órgãos gestores, fundos e conselhos municipais e entidades que prestam serviços socioassistenciais. Ainda serão abordados temas como Sistema de Autorização e Autenticação e o Plano de Ação 2012.

Desafio – Um dos grandes entraves ainda é o acesso à internet por parte de alguns municípios paraibanos e a operacionalização no CadSuas. Foi o que afirmou a coordenadora estadual do Bolsa Família e gerente de proteção básica da Sedh, Ediclê Travassos de Lima.

“Muitos municípios paraibanos ainda sofrem para acessar a internet, mas a grande dificuldade mesmo é como manusear o sistema. Para isso, estamos realizando, pela primeira vez, essa capacitação sobre a descentralização da nova política de senhas com os técnicos do MDS”, ressalta.

Fim da fragilidade – Para a técnica do MDS, Suelene Henrique Gomes, o antigo sistema era frágil, porque todo mundo tinha acesso à mesma senha. “O correto era que cada profissional fosse responsável pelo que colocasse no sistema e na senha antiga não existia como responsabilizar quem fizesse a atualização”, explica.

Agora, o novo modelo é descentralizado e irá ficar a cargo dos gestores estaduais e municipais a criação de usuários e senhas, que serão individualizadas para cada usuário (com vinculação do nome e CPF do usuário ao seu login e senha), conforme perfis pré-estabelecidos pelo MDS. Com este novo modelo, o bloqueio das senhas será evitado.