João Pessoa
Feed de Notícias

Começa Campanha de Vacinação contra a Gripe em todo Estado

segunda-feira, 4 de maio de 2015 - 18:09 - Fotos: 

Nesta segunda-feira (4), teve início a Campanha de Vacinação contra a Gripe 2015, que permanecerá até o dia 22 de maio, sendo o “Dia D” com mobilização no município de Brejo do Cruz no próximo sábado (9). A meta da campanha é imunizar 80% da população de 939.009 pessoas, entre crianças de seis meses a menores de cinco anos; gestantes (em qualquer período gestacional; puérperas (até 45 dias após o parto); trabalhadores de saúde; população indígena; idosos (a partir dos 60 anos); população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional; portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, a exemplo de hipertensão, diabetes, doenças cardíacas e respiratórias.  O público alvo deverá levar o cartão de vacinação.

No Centro Municipal de Imunização de João Pessoa, no antigo Lactário da Torre, a movimentação foi intensa pela manhã neste primeiro dia da campanha. A tecnóloga Shirley Coutinho, que está com seis meses e meio de gravidez e a filha dela, de um ano e quatro meses, chegaram logo cedo. “Faço questão de manter em dia as vacinas de minha filha e as minhas também. Dessa forma, ficamos protegidas”, disse.

A vendedora Joana D’arc Domingos, grávida de seis meses, soube da vacina pela internet e veio logo no primeiro dia e aproveitou para tomar as outras vacinas. “Faço questão de tomar a vacina contra a gripe porque protege a mim e o bebê. Quero que meu filho venha ao mundo rodeado de cuidado”, ressaltou.

O casal de aposentados, José Edmílson, de 78 anos, e Lourdinha de Sousa, de 71 anos, chegaram ao Centro de Imunização no final da manhã. “Desde que fizemos 60 anos nunca perdemos uma vacina contra a gripe. O resultado é que não tivemos mais gripe”, comentou Lourdinha.

“O objetivo dessa campanha é reduzir as complicações, as internações e a mortalidade decorrente de infecções pelo vírus da Influenza para esse público alvo. Com a vacina, o número de internações decorrentes de quadros de gripe deve reduzir, assim como casos mais graves da doença, por isso é muito importante que as pessoas se vacinem”, disse o enfermeiro do Núcleo Estadual de Imunizações, da Secretaria de Estado da Saúde (SES), Edson Lira.

A campanha de vacinação contra a gripe 2015 será realizada em todas as Unidades de Saúde da Família de todos os municípios paraibanos, ficando a critério de cada um definir se terão postos volantes.

Dia D – A SES realizará o “Dia D” de mobilização contra a gripe no dia 9 de maio, no município de Brejo do Cruz, das 8h às 17h.

Sintomas – Os sintomas da gripe são: o comprometimento das vias aéreas, congestão nasal, tosse, rouquidão, febre (geralmente alta), mal estar, dores no corpo e de cabeça.  A transmissão do vírus acontece por meio do contato com secreções das vias respiratórias, eliminadas pela pessoa contaminada ao falar, tossir ou espirrar. Ocorre também por meio das mãos e objetos contaminados, quando entram em contato com mucosas (boca, olhos, nariz). Em caso de síndrome gripal, deve-se procurar um serviço de saúde o mais rápido possível.

“A melhor prevenção para o vírus influenza é a vacinação, que acontece anualmente. Ações
simples como lavar as mãos e ter contatos em ambientes com aglomeração podem evitar contaminação”, concluiu Edson Lira.