João Pessoa
Feed de Notícias

Começa ano letivo na Escola Técnica Estadual de Bayeux

segunda-feira, 23 de fevereiro de 2015 - 14:16 - Fotos: 

O ano letivo da Escola Técnica Estadual da Paraíba – Erenice Cavalcante Fidelis (Unidade Bayeux) teve início nesta segunda-feira (23). Os alunos e pais foram acolhidos pelo diretor e pelos professores com apresentações artísticas do Prima (da Escola Estadual Horácio de Almeida no Alto do Matheus) e de estudantes da Escola Estadual Oswaldo Pessoa.

A gerente da 1ª Regional de Educação (GRE), Wleika Aragão, apresentou os cursos

Técnico em Mecânica e Técnico em Design de Móveis, o perfil do profissional e sua atuação no mercado de trabalho. O professor de robótica e informática fez uma demonstração do robô explorador, operando-o através do celular, deixando os alunos empolgados para as aulas.

Satisfeito com a recepção dos alunos, o gerente executivo de Educação Profissional, Américo Falcone, disse que as expectativas em relação às escolas técnicas estaduais são excelentes. “Temos o projeto de fazer parceria com as empresas ligadas aos cursos que estamos oferecendo para que o aluno seja absorvido pelo mercado de trabalho”, destacou. O diretor da Escola, Fábio Dias, revelou que para ele está sendo um grande desafio e por isso ele está muito entusiasmado. “A cidade de Bayeux vai dar um grande salto com esta escola”, completou.

Aos 35 anos, o aluno Cláudio Dantas, que já trabalha na área de mecânica, decidiu voltar a estudar para buscar profissionalização. “Estou ansioso para começar as aulas, a estrutura da escola é muito boa, muito diferente de onde eu estudei”, contou o aluno.

Estrutura - A Escola Técnica Estadual de Bayeux é composta por 12 salas de aula, auditório com capacidade para 200 pessoas, laboratórios de Língua, Informática, Física, Química, Biologia e Matemática, além dos laboratórios específicos para os cursos de Fabricação Mecânica e Fabricação de Móveis. A escola contará ainda com biblioteca, sala multimídia para professores, refeitório, cantina, cozinha industrial completa, sala para o grêmio estudantil, oficina de manutenção, anfiteatro, ginásio poliesportivo completo e centro de vivência.

Escolas Técnicas Estaduais – A Escola Técnica Erenice Cavalcante Fideles é a primeira de um projeto que compreende 15 unidades, numa parceria entre os Governos Federal e Estadual. Na obra foram investidos R$ 8.792.702,15.

O Governo do Estado, em parceria com o Governo Federal, já inaugurou a escola de Mamanguape e está construindo mais quatro escolas técnicas nas cidades de João Pessoa, Cuité, Cajazeiras e São Bento, num investimento total de R$ 52,3 milhões. Serão ofertados cursos com eixos tecnológicos de Informação e Comunicação (João Pessoa), Produção Industrial (Bayeux), Recursos Naturais (Mamanguape), Produção Alimentícia (Cuité), Produção Industrial (São Bento) e Informação e Comunicação (Cajazeiras).