Fale Conosco

16 de fevereiro de 2016

Combate ao Aedes aegypti: Governo e Exército realizam palestras em escolas da capital e mais 13 cidades



A Paraíba participa nesta sexta-feira (19) do Dia “D” de Mobilização promovido pelo Ministério da Educação contra o mosquito transmissor da dengue, chikungunya e zika vírus.

Com a presença de um representante do MEC, a Escola Estadual Mestre Sivuca, em Mangabeira VIII, reunirá centenas de alunos que assistirão palestra proferida por oficiais do Exército Brasileiro e participarão de atividades realizadas por técnicos das Secretarias Estaduais da Educação e da Saúde. No dia 26 de fevereiro e 4 de março acontecerão  novas mobilizações. As palestras também vão ocorrer nas sedes das 14 Gerências Regionais de Educação (GREs), posteriormente.

Uma reunião na Secretaria da Educação na tarde desta terça-feira (16) traçou os detalhes da programação, que objetiva conscientizar crianças e adolescentes sobre a importância de prevenir a proliferação do mosquito Aedes aegypti. A reunião foi conduzida pela secretária executiva de Administração, Suprimentos e Logística, Luciane Alves Coutinho, e a secretária executiva de Gestão Pedagógica, Roziane Marinho Ribeiro.  Luciane Coutinho informou que o planejamento visa atuar nos municípios sedes das 14 Regionais de Educação. “O objetivo é conscientizar todos os alunos e seus familiares para que nós possamos de fato erradicar esse mosquito”, pontuou.

De acordo com a secretária executiva de Gestão Pedagógica, Roziane Marinho, “a importância é mobilizar toda a escola, mobilizar os estudantes para esse que é um problema social e de saúde e que possam contribuir com a diminuição dos focos de proliferação do mosquito; essa é a idéia central”, ressaltou.

As palestras que o Exército vai proferir ainda terão as datas definidas, mas acontecerão em escolas de João Pessoa, Campina Grande, Guarabira, Cuité, Patos, Itabaiana, Itaporanga, Catolé do Rocha, Cajazeiras, Sousa, Princesa Isabel Pombal e Mamanaguape.

O gerente Operacional de Vigilância Ambiental da Secretaria de Estado da Saúde, Geraldo Moreira, ressaltou que a Secretaria participará das palestras e distribuirá panfletos sobre o zika vírus e o mosquito Aedes aegypti, além de expor equipamentos relacionados ao tema.

O coronel Reis, do 1º Grupamento de Engenharia e Construção, destacou que o conteúdo das palestras visa abordar o combate ao mosquito e as larvas de acordo com a capacidade das crianças e adolescentes para que eles transmitam a seus familiares o que aprenderem. Desde o final do ano passado, o Governo do Estado já atua em parceria com o Exército no combate mosquito Aedes aegypti.