João Pessoa
Feed de Notícias

Combate à violência doméstica: Unidade de atendimento móvel disponibiliza serviços no Cariri paraibano

sexta-feira, 20 de março de 2015 - 16:16 - Fotos: 

A unidade móvel de atendimento às mulheres trabalhadoras do campo e da zona rural, vítimas de violência doméstica, presta orientações nos municípios durante a programação do ‘Março das Mulheres’, promovido pelo Governo do Estado. Nesta sexta-feira (20) e no sábado (21) o atendimento acontece na cidade de Sumé, no Cariri Paraibano, que será atendido durante o Encontro das Mulheres do Semiárido, promovido pelo Projeto de Desenvolvimento Sustentável do Cariri, Seridó e Curimataú (Procase) em parceria com a Secretaria de Estado da Mulher e Diversidade Humana e a Secretaria Executiva de Segurança Alimentar e Economia Solidária.

Já no dia 26 de março, São Domingos do Cariri será atendido pelo serviço itinerante prestado pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria da Mulher e da Diversidade Humana, que começou a funcionar em novembro de 2013, oferecendo atendimento psicossocial, jurídico, orientação e palestras. Nessa quinta-feira, o atendimento foi realizado na cidade de Várzea.

Segundo a secretária da Mulher e da Diversidade Humana (SEMDH), Gilberta Soares, a chegada das unidades móveis ajuda a população conhecer os serviços de atendimento às mulheres em situação de violência e fortalece a decisão de fazer uma denúncia na perspectiva de enfrentar a violência.

As unidades móveis foram entregues ao Governo do Estado pela Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República (SPM-PR), dentro do programa “Mulher, Viver sem Violência”. Em 2014, orientou 4,2 mil mulheres em comunidades de 39 municípios da Paraíba.

Como funciona

A dinâmica de atuação nas comunidades rurais requer uma organização com a gestão municipal, órgão ou entidade local. A equipe faz a abordagem a partir do recorte da violência contra as mulheres, Lei Maria da Penha e os serviços de atendimento às mulheres vítimas de violência doméstica e sexual. As duas unidades móveis podem ser solicitadas por meio das prefeituras, movimento organizado ou entidades de mulheres rurais à SEMDH pelo telefone (83) 3224-9919.