João Pessoa
Feed de Notícias

Comando Educativo marca segundo dia da Semana Nacional de Trânsito

quinta-feira, 19 de setembro de 2013 - 15:24 - Fotos: 

Um comando educativo, realizado nesta quinta-feira (19), no Parque Solon de Lucena, marcou o segundo dia de atividades da Semana Nacional de Trânsito 2013, aberta na quarta-feira (18), na sede do Departamento Estadual de Trânsito (Detran), com o tema “Álcool, outras drogas e segurança no trânsito”.

No anel interno da Lagoa, foram instaladas tendas para exibição de equipamentos de primeiros socorros, material educativo de segurança no trânsito, panfletos da Operação Lei Seca e realizados exame médicos, numa parceria com a Secretaria Estadual de Saúde. Porém, o que mais chamou a atenção de quem transitava pelo local foi a exposição de veículos envolvidos em acidentes de trânsito provocados por condutores embriagados. São carros e motocicletas completamente destruídos pelo impacto.

Segundo o comandante do Batalhão de Policiamento de Trânsito, tenente coronel Almeida, os veículos que estavam recolhidos no pátio do BPtran estão expostos na Lagoa com o objetivo de conscientizar a população sobre os riscos da mistura álcool e direção, um fator que, além de aumentar os riscos, faz com o que o acidente ocorra em proporções bem maiores.

Ainda dentro da programação do segundo dia da campanha, foi aberto no auditório da Escola Pública de Trânsito, que funciona na sede do Detran, o Curso de Direção Defensiva, Aperfeiçoamento em Trânsito e Primeiros Socorros, que tem como público servidores estaduais que exercem as funções de motoristas e agentes do Batalhão de Policiamento de Trânsito. A exposição e o curso terminam nesta sexta-feira (20).

As atividades da Semana Nacional de Trânsito prosseguem até o dia 27, em João Pessoa e Campina Grande. Segundo a chefe da Divisão de Educação para o Trânsito do Detran, Abimadabe Vieira, nesta sexta-feira (20), às 9h, haverá a simulação de um acidente de trânsito, no Parque Solon de Lucena, com socorro às vítimas.

Ela disse que o ponto alto da programação acontece neste sábado (21), com atividades voltadas para as comemorações de aniversário de um ano da Operação Lei Seca. Haverá um grande comendo educativo na Praça da Paz, nos Bancários, com concentração a partir da 8h. No local haverá distribuição de material educativo sobre os riscos da mistura álcool e direção e demonstrações do teste de alcoolemia (bafômetro).

Também estão previstas apresentações de teatro de fantoches e abordagens corpo a corpo com a participação de alunos do curso de Fonoaudiologia da Universidade Federal da Paraíba, além de blitz educativa realizada pela equipe da Divisão de Policiamento de Trânsito do Detran.

A Praça da Paz também será o ponto de encerramento da Caminhada Solidária, uma ação organizada pela Universidade Norte do Paraná (Unopar), que sairá do bairro Mangabeira I, às 8h, fazendo um apelo por doações de sangue e chamando a atenção para os riscos da mistura álcool e direção.

Na segunda-feira (23), as atividades incluem um comando educativo com participação de alunos das Escolas Borges da Fonseca e Corujinha, com concentração no Mercado Público de Mangabeira, a partir das 8h. Na terça (24), será realizado um seminário no Auditório da Faculdade Maurício de Nassau, na avenida Epitácio Pessoa. A abertura será às 8h e o objetivo é discutir o tema da Semana Nacional de Trânsito 2013 com representantes da sociedade civil e de órgãos que integram o Sistema Nacional de Trânsito.

Na quarta-feira (25), haverá um comando educativo, a partir das 15h, na Rua Rosa Lima, no Bairro dos Bancários, que será encerrado com uma missa, às 17h, na Igreja Menino Jesus de Praga, em ação de graças pela paz no trânsito.

Na quinta-feira (26), acontece o Seminário Direitos Humanos e a Violência no Trânsito – Mudança Comportamental após a criação da Operação Lei Seca, no Auditório da Faculdade Maurício de Nassau, a partir das 8h. Os palestrantes serão a chefe da Divisão de Educação para o Trânsito do Detran, Abimadabe Vieira, e o chefe da Divisão de Policiamento de Trânsito do Detran e coordenador da Operação Lei Seca, major Rochester Vale.

As atividades da Semana Nacional de Trânsito 2013 serão encerradas na sexta-feira (27), em Campina Grande, onde haverá uma gincana cultural e recreativa, no Ginásio do Centro Educacional Ana Amélia, na Rua Severino Ermínio de Carvalho, 600, Bodocongó III, a partir das 9h. O tema será “Segurança no Trânsito – Vida Protegida”.