João Pessoa
Feed de Notícias

Comando educativo encerra programação da Semana Nacional do Trânsito neste domingo

quinta-feira, 24 de setembro de 2015 - 08:46 - Fotos: 

Ações educativas e culturais marcam a programação da Semana Nacional do Trânsito 2015 na Paraíba, que vai ser encerrada, no próximo domingo (27), com um comando educativo nas Três Ruas, no bairro dos Bancários, em João Pessoa. Durante o evento, serão distribuídos panfletos e cartilhas que abordam a importância da contribuição do cidadão para um trânsito mais educado e consciente.

Na Paraíba, as atividades da Semana Nacional de Trânsito são realizadas pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran-PB), por meio da Divisão de Educação para o Trânsito, dos agentes da Operação Lei Seca e da Escola Pública de Trânsito, que nos últimos dias realizaram diversos eventos educativos em conjunto.

No último sábado (19), a equipe promoveu atividade na Praça da Paz, no bairro dos Bancários, com distribuição de panfletos e abordagens sobre os riscos da mistura álcool e direção, além disso, ações de saúde e atividades de educação física foram oferecidas.

Segundo o superintendente do Detran-PB, Aristeu Chaves, a ideia das atividades é mostrar que fazer um trânsito mais seguro é uma questão de cidadania e faz parte do cotidiano de todos, sejam pedestres, ciclistas ou condutores. “Por isso, a campanha convoca a sociedade a refletir sobre a necessidade de um comportamento mais responsável”, explicou.

A equipe da Divisão de Educação para o Trânsito ministrou uma palestra de educação e segurança no trânsito com o tema “Seja você a mudança no trânsito”, na Escola Estadual da Prata, em Campina Grande, para mais de 450 pessoas, entre elas, estudantes, professores e gestores na última terça-feira (22). Nessa quarta-feira (23), a equipe realizou ações na cidade de Mamanguape, em parceria com a Rotaract Club Mamanguape.

Ainda dentro da programação da Semana Nacional de Trânsito, a Escola Pública de Trânsito com apoio da Operação Lei Seca, realizou, nessa quarta-feira (23), uma blitz de caráter educativo com alunos da Escola Estadual Governador Antônio Mariz, na Capital. De acordo com Poliana Gomes, coordenadora da escola, a ação chamou a atenção dos alunos sobre como é realizado o trabalho do agente de trânsito nas operações, desde a abordagem dos condutores, realização de teste do bafômetro, preenchimento do auto de infração, remoção de veículos, entre outros procedimentos.

A campanha é executada em parceria com o Conselho Nacional de Trânsito (Contran) que mantém a Semana Nacional de Trânsito entre as atividades da Década Mundial de Ações para a Segurança do Trânsito – 2011/2020.