Fale Conosco

7 de março de 2012

Comando do Corpo de Bombeiros homenageia efetivo feminino



O comando do Corpo de Bombeiros da Paraíba vai homenagear, nesta quinta-feira (8), as mulheres integrantes da Corporação pela passagem do Dia Internacional da Mulher. As comemorações serão abertas com a apresentação do grupo musical Tenente Lucena, seguida de exibição de um vídeo sobre o efetivo feminino. Haverá ainda sorteios de brindes, palestras e pronunciamento do coronel Jair Carneiro de Barros. Toda a programação acontecerá no auditório do quartel central.

O Corpo de Bombeiros Militar da Paraíba conta atualmente com um efetivo de 82 mulheres entre seus oficiais, sendo quatro majores, 11 primeiro-tenentes, dez segundo-tenentes, seis aspirantes, uma subtenente, duas cabos e 16 soldados, além de 16 participantes do Curso de Formação de Soldados e 13 no Curso de Formação de Oficiais.

Mulheres no Corpo de Bombeiros – Não é possível precisar o início do processo de abertura para a inclusão das mulheres no Corpo de Bombeiros da Paraíba, porém sua efetivação ocorreu em 1997, com a transferência da então cabo Josinete, atualmente subtenente, para o quartel do Comando do Corpo de Bombeiros, que à época pertencia à Polícia Militar.

A partir do ano 2000, algumas mulheres pertencentes à Polícia Militar passaram a integrar os quadros da corporação, como a cabo Marta. Alguns anos depois, as sargentos Verônica, Josineide e Bárbara, e a cabo Evânia, seguiram o mesmo caminho, todas com formação policial.