João Pessoa
Feed de Notícias

Comandante geral da Polícia Militar recebe comenda do TRE

quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013 - 12:06 - Fotos:  Antonio David/Secom-PB

O comandante geral da Polícia Militar da Paraíba (PMPB), coronel Euller Chaves, será homenageado nesta quinta-feira (21), às 15h, pelo Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) com a Medalha de Alta Distinção ‘Desembargador Flodoardo Lima da Silveira’. A condecoração, que existe há 11 anos e é a mais alta comenda do TRE outorgada às pessoas que contribuem de forma excelente com o trabalho da Justiça Eleitoral paraibana.

A sessão solene de entrega da medalha será realizada na Sala de Sessões do TRE de João Pessoa. A outorga da condecoração, que consta da resolução número 19/2012, foi proposta pelo presidente do Tribunal, desembargador Marcos Cavalcanti, e aprovada por unanimidade pela corte do TRE.

“O coronel Euller vem prestando, não só agora, mas há muitos anos, um grande serviço à Justiça Eleitoral, sem nenhum registro de falta no atendimento aos juízes. E nestas eleições, sobremodo, ele se destacou, estando prontamente a serviço dos juízes eleitorais em todos os municípios. Ao receber qualquer reclamação, além de mandar as tropas, em seguida ele se dirigia ao local para verificar in loco o que estava acontecendo e se a medida tomada teria sido a melhor”, justificou o desembargador na fundamentação da sua proposta.

Ele também destacou o currículo do coronel Euller, formado por cursos nas Escolas Militares do Ceará e da Bahia, Centro Universitário de João Pessoa (Unipê), Universidade Federal da Paraíba, entre outras instituições.

Para o coronel Euller, a homenagem é o reconhecimento de um esforço conjunto de toda Polícia Militar.“Muito nos honra receber tamanha condecoração, mérito não só do comandante, mas, sobretudo, de todos os policiais militares que contribuíram de forma decisiva, desde o planejamento à execução da segurança do processo eleitoral. Transferimos esse reconhecimento, dado pelo desembargador Marcos Cavalcanti, e toda a corte, a todos esses militares e seus familiares, que tiveram que renunciar de suas presenças em favor da promoção da cidadania”, destacou o comandante geral da PM.

A concessão da honraria ao coronel Euller foi aprovada em sessão realizada no último dia 13 de novembro. Na ocasião, também foi aprovada a outorga da mesma medalha para a ministra presidente do Superior Tribunal Eleitoral (STE), Cármen Lúcia Antunes Rocha.

Eleições – A outorga da medalha desembargador Flodoardo Lima da Silveira confirmou a execução bem sucedida das operações ‘Voto Seguro I e II’, desencadeadas pelas polícias Militar, Civil e o Corpo de Bombeiros, para garantir a tranquilidade do processo eleitoral na Paraíba.

No primeiro turno, o policiamento ostensivo garantiu a idoneidade do pleito, com a confirmação de apenas 15 ocorrências eleitorais em todo o Estado e uma redução de 59% no número de homicídios, em relação ao mesmo período de 2011. Já no segundo turno, em João Pessoa e em Campina Grande, a redução no número de assassinatos foi de 57% e nenhuma ocorrência de natureza grave foi registrada.

A medalha - O desembargador Flodoardo Lima da Silveira foi renomado magistrado e professor paraibano, especialmente reconhecido pelos serviços prestados à Justiça Eleitoral. Através da resolução de número 7 (de 2001), ele foi escolhido para nominar a medalha que representa a mais alta comenda da Justiça Eleitoral paraibana.