João Pessoa
Feed de Notícias

Com textos de alunos da UEPB, blog divulga os avanços da Biotecnologia

segunda-feira, 21 de junho de 2010 - 17:49 - Fotos: 
Estudantes de doutorado da Rede Nordeste de Biotecnologia (Renorbio), boa parte deles procedentes da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), foram convidados nos últimos dias a produzir textos de divulgação científica para o blog www.geneticanosertao.blogspot.com, um veículo de acesso a informações especiais por parte de estudantes de graduação e profissionais da área da saúde.

Os doutorandos envolvidos participaram do curso ‘Diagnóstico Molecular em Saúde’, ministrado recentemente pelos professores doutores da UEPB Silvana Santos, Mathias Weller e Simone Lopes, integrantes do Departamento de Biologia do Campus I, em Campina Grande.

De acordo com os professores, os alunos são convidados a ler artigos científicos publicados em revistas de grande repercussão e, a partir disso, elaborar um texto que possa ser lançado na internet para o público em geral. Outra possibilidade é escrever sobre os temas investigados por eles durante o curso. Através dessa experiência, os estudantes conseguem desenvolver várias competências, além de se manterem atualizados sobre as novidades científicas.

O blog é um instrumento de democratização do conhecimento que deve ser mais valorizado na Academia. O trabalho desenvolvido no blog Genética do Sertão é um bom exemplo disso, funcionando como uma proposta que pode ser reproduzida em outros cursos, inclusive nos de graduação”, acrescentaram os professores.

Integração – A UEPB foi credenciada recentemente na Rede Nordeste de Biotecnologia e ofereceu, no final de maio, por videoconferência, o curso ‘Diagnóstico Molecular em Saúde’, que concentrou informações sobre os avanços relacionados à área de diagnóstico molecular.
Pertencentes a diferentes instituições do Nordeste, os alunos da Renorbio também possuem formações diversas, capazes de integrar conhecimentos dos cursos de Engenharia Mecânica, Medicina, Farmácia, Biologia, Enfermagem e Fisioterapia, entre outros.

Da Assessoria de Imprensa da UEPB