Fale Conosco

17 de março de 2015

Com secretária do MinC: Governo do Estado participa de encontro nacional de Griôs na Capital



A Secretaria de Estado de Cultura da Paraíba (Secult) participa do Encontro da Comissão Nacional de Griôs e Mestres, que começa nesta quinta-feira (19), na Escola Viva Olho do Tempo, localizada no Vale do Gramame, em João Pessoa. Na sexta-feira (20), a secretária da Cidadania e da Diversidade Cultural do Ministério da Cultura (MinC), Ivana Bentes, e o diretor da Cidadania e da Diversidade Cultural, Alexandre Santini, estarão presentes em um encontro no Centro de Referência da Cultura Popular e Tradicional da Paraíba, no Centro, a partir das 16h.

Na ocasião, haverá uma roda de diálogo com os representantes dos Pontos de Cultura da Paraíba. Também participam representantes da Secult, da Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope) e os mestres de tradição oral e movimentos culturais. Outras pautas abordadas são o planejamento do VI Encontro da Ação Griô Nacional, que também acontece na Capital, a Lei Cultura Viva, Lei Griô e Ação Griô Nacional na nova gestão do MinC. Antes, às 9h, no mesmo local, Ivana Bentes terá uma agenda com o secretário de Cultura do Estado da Paraíba, Lau Siqueira, e ainda participa da Caminhada de São José, no sábado (21), às 6h, em defesa do Rio Gramame do Vale do Gramame.

Griôs – Líderes de comunidades que são considerados guardiões da memória e da história oral de seus povos. São contadores de histórias, sábios e conselheiros que vivem em muitos povoados brasileiros.

Ação Griô Nacional – Nasceu em 2006 como projeto criado e proposto pelo Grãos de Luz e Griô, da Bahia, ao programa Cultura Viva da Secretaria de Cidadania Cultural do Ministério da Cultura.

A iniciativa hoje conta com uma rede com 130 projetos, envolvendo mais de 750 griôs e mestres de tradição oral do Brasil, 600 escolas, universidades e outras entidades de educação. Na Bahia e Paraíba tem a parceria das secretarias de cultura dos estados, como também mestres e griôs envolvidos nos projetos do Mais Cultura nas escolas.

Na Paraíba, o Ponto de Cultura Congregação Holística da Paraíba – Escola Viva Olho do Tempo é quem faz a articulação da Rede Ação Griô Nacional.

Mais informações do encontro pelo email escolavivaolhodotempo@gmail.com e pelos telefones (83) 3220-1138, (83) 8838-1129 e (83) 8897-2479.

Ivana Bentes – Amazonense de Parintins, atua na área de comunicação e cultura, com destaque para os seguintes temas: estética, audiovisual, cinema, cultura digital e imaginário social e pensamento contemporâneo. De 2006 a 2013, foi diretora da Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), onde foi responsável pela implantação do Laboratório Cultura Viva, projeto de apoio e fomento à produção audiovisual dos Pontos de Cultura. Atualmente, é secretária da Cidadania e da Diversidade Cultural do Minc (SCDC).

 

PROGRAMAÇÃO

18/03 (quarta-feira)

Chegada da Comissão de Mestres e Griôs – Vivência de acolhida e jantar

 

19/03 (quinta-feira)

Manhã e tarde – Reunião da Comissão Nacional

Local: Escola Viva Olho do Tempo (Evot), Gramame

Noite – Jantar e passeio com a Comissão de Mestres e Griôs

 

20/03 (sexta-feira)

9h – Agenda com Minc e secretário de Cultura do Estado da Paraíba

Local: Centro de Referência da Cultura Popular e Tradicional da Paraíba (antigo Thomás Mindelo, Av. General Osório, S/N – Centro)

14h – Agenda com Minc e Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope)

Local: Funjope

16h – Reunião com Minc, Secult, Funjope, Rede dos Pontos de Cultura, mestres de tradição oral e outros movimentos culturais da Paraíba.

Local: Centro de Referência da Cultura Popular e Tradicional da Paraíba

Noite – Minc e Comissão de Griôs e Mestres

Local: Escola Viva Olho do Tempo (Evot), Gramame

 

21/03 (sábado)

6h – Caminhada de São José em defesa do Rio Gramame, do Vale do Gramame, com a participação de Ivana Bentes.

Tarde – Passeio com os Griôs e Mestres

Noite – Visita à Comunidade Engenho Velho