João Pessoa
Feed de Notícias

Com os serviços, o equipamento vai ganhar jardim sensorial para portadores de deficiências

terça-feira, 15 de dezembro de 2009 - 17:49 - Fotos: 
Duas obras, uma no valor de R$ 149.381,73 e outra orçada em R$ 115.640,25, destinadas à manutenção, reforma e ampliação do Jardim Botânico Benjamin Maranhão (JBBM) e da sede da Superintendência de Administração do Meio Ambiente (Sudema), em João Pessoa, com recursos próprios do órgão ambiental estadual, estão acontecendo desde o início desta semana, com previsão de conclusão nos meses de fevereiro ou março do próximo ano. Esses valores foram gerados em decorrência do licenciamento ambiental feito por empresas potencialmente poluidoras e até de multas.

Em função dos trabalhos no JBBM, as visitações públicas ficam temporariamente suspensas, uma vez que pinturas, reparos em rebocos e telhados, conserto de cercas de proteção, vistorias em pisos, partes elétricas e hidráulicas, revisão no sistema de climatização dos salões e salas fechados – a exemplo do auditório – estão ocorrendo a partir de grupos de profissionais em atividade. Com os serviços, o JBBM vai receber um jardim sensorial destinado a pessoas portadoras de necessidades especiais para poderem sentir a textura e o cheiro das plantas, por exemplo.

Já a sede da Sudema também está recebendo pinturas e novas estruturas prediais, tendo como destaque os jardins. Os servidores foram relocados para salas onde haja mais afinidade no encaminhamento dos processos, tanto técnicos quanto administrativos. Novas mudas de árvores estão sendo plantadas nos lugares onde, por questões biológicas, algumas foram retiradas da área externa do prédio, e adaptação da casa vizinha à sede que vai receber de volta a Coordenadoria de Educação Ambiental (CEDA).

De acordo com o superintendente da Sudema, Luiz Antonio Gualberto, esses trabalhos refletem na dinâmica da nova gestão que o órgão ambiental passa no atual Governo. “São convênios de melhorias para mostrar o quanto estamos preocupados em receber bem a população que procura nossos serviços. O nosso foco é de trabalhar em prol do meio ambiente em concordância com o desenvolvimento humano”, explica Gualberto.

O JBBM fica na Avenida Dom Pedro II, entre o Bairro da Torre e a Cidade Universitária, e a Sudema na Avenida Monsenhor Walfredo Leal, no Bairro de Tambiá, ambos na Capital.

Alex Márcio, da Assessoria de Imprensa da Sudema