Fale Conosco

16 de julho de 2009

Com os recursos, a instituição vai poder ampliar e modernizar laboratórios adquirindo equipamentos



A Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) receberá recursos da ordem de R$ 1,32 milhão da Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP), empresa pública vinculada ao Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), para investir no fortalecimento da área de pesquisa da instituição paraibana. Esta é a primeira vez que a UEPB recebe financiamento do Programa Pró-Infraestrutura (Proinfra).

Para conseguir os recursos, a UEPB participou da Seleção Pública de Propostas para Apoio a Projetos Institucionais de Implantação de Infraestrutura e Pesquisa (Chamada Pública MCT/Finep/CT-Infra – Proinfra – 01/2008), cujo objetivo foi selecionar pedidos de apoio financeiro à execução de projetos institucionais de implantação, modernização e recuperação da infraestrutura física de pesquisa nas Instituições Públicas de Ensino Superior e/ou de Pesquisa.

Os projetos da UEPB se destacaram pelo caráter multiusuário, uma vez que vão abranger diferentes áreas, a partir de ações que favoreçam o maior número possível de pesquisadores da Universidade.

Segundo a pró-reitora de Pós-Graduação e Pesquisa, Marcionila Fernandes, a Universidade Estadual da Paraíba preencheu todos os critérios do Edital, razão pela qual teve seus projetos aprovados e vai receber esse apoio financeiro. “A qualidade e relevância dos projetos apresentados pela UEPB também foram decisivos no processo de avaliação da Finep”, disse.

Parte dos recursos será investida na construção de um moderno Biotério, que terá 507,30 metros quadrados de área construída e 573,70 metros quadrados de área coberta, com ambientes adequados para higienização, quarentena, estoque, experimentação e reprodução de animais, tendo espaços distintos para coelhos, cobaias, ratos e camundongos. Está prevista, ainda, a construção de casa de máquinas, central de refrigeração, tratamento de água, sanitários, sala de esterilização, lavagem e descarte.

Também serão destinados recursos à consolidação da infraestrutura de pesquisa da instituição, com a ampliação, modernização e aquisição de equipamentos para os laboratórios das áreas de Ciências Ambientais, Química e Biologia. A pró-reitora revela que além das pesquisas já existentes, o convênio possibilitará a implementação de novos estudos no âmbito da Universidade Estadual da Paraíba, com ênfase aqueles relacionados às águas.

Da Assessoria de Imprensa da UEPB