João Pessoa
Feed de Notícias

Com o tema ‘Iguais na diferença’, o evento é uma promoção do Governo do Estado

terça-feira, 8 de junho de 2010 - 14:47 - Fotos: 
A cidade de Campina Grande vai sediar nos dias 18 e 19 deste mês o Encontro Estadual de Políticas Públicas para a Juventude, promovido pelo Governo do Estado através das secretarias de Interiorização da Ação Governamental e de Estado da Juventude, Esporte e Lazer (Sejel). O evento terá como tema central ‘Iguais na diferença: um olhar do Governo voltado para a Juventude’ e vai acontecer no Complexo Plínio Lemos, no bairro de José Pinheiro. O encontro deve reunir cerca de mil jovens.

Na manhã desta terça-feira (8), aconteceu uma reunião entre os órgãos e parceiros do evento na Secretaria de Interiorização, coordenada pela titular da pasta, Ana Cláudia Nóbrega Vital do Rego. O encontro será promovido em parceria com a Prefeitura Municipal de Campina Grande e, como representante do governo local na reunião, esteve presente o secretário executivo do prefeito Veneziano Vital, Hermano Nepomuceno. Ainda participaram da reunião o representante da 3ª Regional de Ensino, Gerson Meira, mais os professores Joel Moura, Vagner de Melo e Custódio Totó, todos vinculados à Sejel.

Objetivo – Segundo a programação, o objetivo é discutir políticas públicas para a juventude, levando em consideração suas peculiaridades, oportunidades e direitos, juntamente com jovens, lideranças sociais e organizações da sociedade civil, possibilitando assim que o Governo do Estado possa ampliar sua atuação frente às necessidades juvenis.

A realização do encontro é justificada pelas transformações sociais, econômicas e culturais verificadas nas últimas décadas, afetando as rotinas produtivas e as relações sociais, comerciais e trabalhistas em todo o mundo e que este novo contexto produziu desigualdades sociais que exigiram do campo das políticas públicas alternativas que enfrentassem o quadro de exclusão.

Os organizadores do projeto afirmam ainda que diante do desafio de inovar, o Governo do Estado da Paraíba reconhece que a juventude não é única, mas sim heterogênea, com características distintas que variam de acordo com aspectos sociais, culturais, econômicos e territoriais. Este novo olhar inaugurou uma nova concepção de política pública, que considera a juventude como um segmento social portador de direitos e protagonista do desenvolvimento estadual.
 

Apolinário Pimentel, com fotos de Hiran Barbosa, da Secom-PB em Campina Grande